Edição anterior (3968):
quarta-feira, 13 de agosto de 2025


Capa 3968

Bancários se mobilizam em todo o país pelo fim das demissões e desmontes de unidades do Bradesco

“A gente está sempre em diálogo com o banco, e esperamos que parem com esses fechamentos de agência, com as demissões e contrate mais bancários para atender melhor a população”, afirma o presidente do SindBancários

Foto: Mariana Machado
Foto: Mariana Machado

Mariana Machado estagiária

Bancários se mobilizaram em todo o país nessa terça-feira (12), o Dia Nacional de Luta, que tem como objetivo cobrar o banco Bradesco a respeitar a categoria, os clientes e usuários dos serviços bancários. Em Petrópolis, o Sindicato dos Bancários se reuniu em frente à agência Bradesco do Shopping Center Pedro II, no Centro da cidade.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e no Ramo Financeiro dos Municípios de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto (SindBancários), Sávio Barcellos, além das demissões e fechamentos de agência, o não atendimento ao público também gera impacto na sociedade.

O presidente acrescenta que a população recorre bastante ao sindicato para reclamar sobre falta de atendimento em agências bancárias, porque “tem documentos, boletos e pagamentos que o banco não aceita, e encaminha para o autoatendimento. Entretanto, muitas pessoas têm dificuldade de mexer nos terminais de atendimento, não têm a facilidade de mexer na internet, no celular. Então tem muita reclamação que os bancos estão deixando de receber vários documentos”, conta.

Além disso, o SindBancários afirma que “o cliente quer ter a comodidade do digital, mas, na hora de resolver um problema, quer ser atendido por pessoas”.

“A gente está sempre em diálogo com o banco, e esperamos que parem com esses fechamentos de agência, com as demissões e contrate mais bancários para atender melhor a população”, afirma Sávio.

Em 2025, até maio, o presidente contou que cerca de 10 bancários já haviam sido demitidos. Além disso, em 2018 eram cerca de 900 bancários nos dois municípios olhados pelo sindicato, enquanto este ano tem aproximadamente 500, uma queda significativa.

Esta queda gera outro problema, segundo o sindicato, uma vez que as demissões aumentam a sobrecarga e a pressão sobre aqueles que permanecem no trabalho.

De janeiro a maio deste ano, o SindBancários tinha 23 agências registradas, que abrangem os municípios de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. De 2018 até o momento, 11 agências fecharam, sendo 03 delas apenas neste ano, nos bairros: Alto da Serra, Itaipava e Bingen.

Sávio conta que não há novas agências fechadas no município desde maio, mas que, segundo ele, alguns estudos informam que mais agências podem ser fechadas em Petrópolis, “mas a gente está sempre em luta para isso não acontecer”, reforça.

Entenda o caso

Segundo informações dos sindicatos dos bancários, o Bradesco, em seu processo de reestruturação com lucros bilionários, age com desrespeito com os bancários. De acordo com dados preliminares apurados pelo movimento sindical, entre janeiro e junho de 2025, foram mais de 2.400 demissões no país, e, nos últimos 05 anos, o Bradesco fechou mais de 25 mil postos de trabalho de 1.800 agências.

Por isso, o Sindicato reforça que seguirá mobilizado e pressionando o banco para que trate os trabalhadores com mais humanidade e respeite a população brasileira.

Questionada sobre o fechamento de agências atualmente, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) não respondeu até o fechamento desta matéria.

O Banco Bradesco também foi questionado e respondeu, na manhã desta quarta-feira (13):

"O Bradesco tem promovido algumas mudanças em seu modelo de atendimento, transformando parte de suas agências em unidades de negócio. Este é um processo que vem sendo adotado há algum tempo, visto que atualmente 98% do total de operações feitas pelos clientes do banco acontecem por meio dos canais digitais. Dentro desse processo, algumas agências passam por uma adequação do seu tamanho físico e outras por uma unificação.
Os clientes são redirecionados para agências próximas a região e continuam tendo acesso aos principais serviços bancários através das unidades do Bradesco Expresso, rede de correspondentes bancários do banco disponíveis em estabelecimentos comerciais e que funcionam em horário ampliado ao das agências, além dos canais digitais do Bradesco, pelo aplicativo e internet banking".

Edição anterior (3968):
quarta-feira, 13 de agosto de 2025


Capa 3968

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral