Tipo sanguíneo O- está “mais crítico”, conta captadora de doadores
Mariana Machado estagiária
O Banco de Sangue Santa Teresa está pedindo por doações de sangue com urgência. De acordo com uma das captadoras de doadores, já no início de outubro “as doações caíram muito”, e com isso os estoques estão em situação crítica. Logo, eles precisam da doação de todos os tipos sanguíneos, para repor esse período de pouca colaboração.
Dentre os tipos sanguíneos, o O- é o que está “mais crítico”, de acordo com a captadora, que diz que há muita urgência do mesmo. “Estamos em um momento bem crítico, pois temos muitos pacientes em atendimento e infelizmente o número de doadores caiu demais”, conta.
No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, e com isso, os Bancos de Sangue em todo o país estão realizando a campanha “Novembro vem doar A vida continua!”, para incentivar mais pessoas a doarem, e entenderem a importância da doação, que salva vidas. A captadora diz que esperam muito que a campanha faça com que aumente o número de doações de sangue.
Para doar é necessário levar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que com 16 e 17 anos é preciso ter mais de 50kg e acompanhado do responsável legal. Além de estar em boas condições de saúde.
Veja também: