O evento promoverá o novo álbum do grupo de música progressiva
Mariana Machado estagiária
Nesta quarta-feira (23), a banda petropolitana LummeN, formada em 1995, fará um show ao vivo e gratuito no Centro de Cultura Raul de Leoni, às 20h. O grupo é uma das referências no rock progressivo instrumental no Brasil, e apresentará neste show seu novo álbum, “Infinite Circles”, o terceiro da banda.
A apresentação terá um repertório repleto de clássicos e novas composições, incluindo alguns clássicos da banda, como as instrumentais Destino Imaginário e Mansão. O lançamento da nova obra, Infinite Circles, será no último dia de outubro, nas plataformas digitais. O grupo é formado pelos músicos Marco Aurêh, Dalus, Paulinho Cabral, Diego Peres e Marcelo Kasesky.
O fundador da banda, Marco Aurêh, conta como é ser uma banda de Petrópolis, “Para criar, não há melhor lugar. O clima, a paisagem, a calmaria e a natureza são perfeitos, ou seja, o cenário de uma forma geral é propício à arte e, sobretudo à música”, entretanto, as dificuldades do setor artístico fora das capitais vêm junto, “a demanda é menor em todos os sentidos, mas criando alternativas é possível sobreviver, principalmente hoje em dia quando as distâncias foram encurtadas pelas vias digitais e pela internet”.
Marco explica que sua maior vocação é a música autoral, e, ao perceber isso, a banda passou a se dedicar a essa linha de ação. Em 1999, lançaram “Ao vivo no Rio Jazz Club”, pelo selo Som Interior. “O álbum teve ótima repercussão no cenário da música progressiva nacional e internacional. “Um dos talentos emergidos do Brasil. [...] Para um primeiro lançamento ao vivo só vem confirmar a força e a confiança da música feita pelo LummeN. O álbum é muito bom e a banda é para ficar de olho no futuro” Cranium Music, da Nova Zelândia (1999)”, conta a banda.
Na cidade, o fundador conta que a banda já se apresentou em lugares como “O Palácio de Cristal, o Theatro D. Pedro - infelizmente, fechado há muito tempo -, o Teatro Afonso Arinos - praticamente abandonado -, a Concha Acústica do Museu Imperial, o Quitandinha, o Teatro Santa Cecília (atualmente, Teatro Imperial), são bons espaços onde a LummeN já se apresentou”. Além de diversas apresentações no Rio de Janeiro.
O músico espera que o público que comparecer ao show “curta as novas músicas desse nosso novo álbum de música instrumental, Infinite Circles, e que depois ouça ele na íntegra, bem como os anteriores caso ainda não conheça”.
Questionado que conselho ele daria aos músicos iniciantes de Petrópolis, Marco aconselha, “Mergulhe bem fundo, a arte é exigente e a jornada é árdua, mas vale a pena, pois o retorno chegará mais cedo ou mais tarde”.
O álbum Infinite Circles é resultado do projeto “LummeN - novo álbum e show”, com produção de Kaza 8, patrocínio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, do IMC Instituto Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura através do edital Alan Sask.
Serviço
O show será no Teatro Afonso Arinos do Centro de Cultura Raul de Leoni, Praça Visconde de Mauá, 305, Centro, às 20h. A acessibilidade ao show contará com intérprete de Libras, e Audiodescrição, com necessidade de agendamento de receptores pelo WhatsApp (24) 98867-8576. Assentos preferenciais para PCDs, idosos e gestantes, e o local possui rampa e elevadores para PCDs.
A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser adquiridos através do link https://encurtador.com.br/P2jEw .
Veja também: