Rogerio Tosta - especial para o Diário
Com uma solenidade, comemorando os 154º Aniversário do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, Batalhão Dom Pedro II, na manhã de ontem, foi inaugurado o Projeto de Capacitação em Tecnologia da Informação, com computadores doados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), numa parceria com o Comando Militar do Leste. Além desta iniciativa, na mesma comemoração foi entregue a diversas autoridades civis, militares e religiosas o Diploma de Amigo do Batalhão.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardoso manifestou sua satisfação com a inauguração do Projeto de Capacitação em Tecnologia da Informação, lembrando que é resultado de um trabalho desenvolvido pelo Tribunal em Petrópolis, desde que o juiz José Claudio de Macedo Fernandes apresentou os projetos sociais realizados pela Vara da Infância, da Juventude e do Idoso. De acordo com ele, as iniciativas desenvolvidas na cidade foram de encontro ao seu desejo, como presidente do Tribunal, que a instituição pudesse contribuir de fato com a transformação da vida dos jovens.
O desembargador Ricardo Rodrigues Cardoso afirmou que está criando laços com Petrópolis, que vão além da alegria em estar na cidade, pois adquiriu uma residência em Petrópolis, onde vai residir. Por isso, para ele, participar da solenidade no Batalhão Dom Pedro II foi uma grande alegria, principalmente por estar vendo de forma concreta a contribuição do Tribunal com a cidade.
Dirigindo-se aos jovens que participam do projeto, o presidente do TJRJ disse que eles devem aproveitar as oportunidades que estão sendo oferecidas pelo Exército e pelas instituições que apoiam o projeto. Partindo de sua história, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardoso ressaltou que é preciso ter foco, aprender com as quedas, com as dificuldades, mas nunca desistir. O que digo a vocês é que sempre conquistamos tudo que desejamos com foco e perseverança. Vocês estão tendo uma grande oportunidade. Aproveitem isso, pois às vezes as oportunidades aparecem uma vez só.
O ex-soldado, o engenheiro Paulo César Pereira de Oliveira, foi homenageado pelo Batalhão Dom Pedro II, ao ter seu nome incluído na Galeria dos Soldados Ilustres. Durante a homenagem, além de destacar seu trabalho durante o período que integrou o Batalhão, foi lembrado seu trabalho em apoio à unidade, realizando e ajudando em diversas obras. Fiquei muito satisfeito com a homenagem, um momento muito agradável de rever muitos amigos. Estamos e vamos continuar contribuindo, pois a gente nunca deixa de ser soldado, participando e levando aquilo que aprendemos aqui dentro, servindo a nossa pátria, afirmou engenheiro César Pereira, um dos responsáveis técnicos pela obra de restauração da Catedral de Petrópolis.
O comandante do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, Coronel Carlos Otávio Macedo de Souza agradeceu a presença de todos na solenidade de aniversário do Batalhão, destacando a importância dos projetos sociais desenvolvidos pela unidade militar em parceria com empresas e instituições, como a Diocese de Petrópolis e o Tribunal de Justiça. Ele agradeceu o empenho e trabalho do juiz José Claudio de Macedo Fernandes e de todos, que de uma forma direta e indireta contribuem com os projetos com objetivo de dar oportunidades aos jovens.
Durante a solenidade, o Coronel Carlos Otávio Macedo de Souza lembrou as diversas ações do Batalhão Dom Pedro II, que desde a sua instalação em Petrópolis, sempre contribuiu com a cidade e com sociedade petropolitana, tendo sempre o mesmo apoio e reconhecimento. Entre as muitas ações, o Coronel falou sobre a atuação do Exército durante a tragédia de 2022, cujo papel foi fundamental para ajudar as vítimas e o Poder Público.
O Diploma de Amigo do Batalhão foi entregue aos ex-comandantes do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, destacando a importância deles para a unidade e todo trabalho desenvolvido pelo Exército em Petrópolis ao longo de seus 154 anos. O Diploma também foi entregue a autoridades civis, militares e religiosas, como o bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado.
A solenidade foi marcada pela presença de amigos do Batalhão, familiares dos militares e do general de Brigada, Ronald Alexandre Mandim de Oliveira, ex-comandante do Batalhão e atual comandante da 9º Brigada de Infantaria Morotizada. Também esteve presente o comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, Brigada 31 de Março. O general Ricardo Augusto Montella de Carvalho. Também estavam presentes os coronéis Marcos Antônio Horta Ferreira, Humberto Batista Leal, Jonas de Oliveira Santos Filho, Altino de Almeida Alves de Oliveira e Luis Fernando Hilgenberg.
Outras personalidades presentes na solenidade foram: desembargador Alexandre Teixeira de Souza, Rafael Henrnadez Domingues, procurador-chefe da Seccional Federal em Petrópolis, Juliana Marise Silva, procuradora-chefe da Seccional da União em Petrópolis, Monsenhor José Maria Pereira, Vigário Geral da Diocese, vereador Mauro Peralta, Julio César Talon, presidente da GE Celma, Simone Tavares de Souza Farjalla, gerente de operações do Senai e alunos do Projeto Petrópolis Criança Cidadã.
Veja também: