Espaço chegou a perder 95% do acervo por conta das chuvas de 2022
Foto: Divulgação
Daniel Xavier - estagiário
A biblioteca do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca de Petrópolis (Cefet/RJ) está em obras. Com investimento de R$ 1.218.859,42 por parte do Ministério da Educação, o espaço do campus do município passa por uma reforma completa. Com início em 23 de janeiro deste ano, a previsão é de que a intervenção seja finalizada em 23 de julho. A empreiteira encarregada da revitalização é a Trindade Construções Engenharia e Consultoria LTDA. A reestruturação prevê a construção de um mezanino para disposição e proteção do acervo e melhorias no local. As informações constam no Portal da Transparência da União.
Segundo a instituição, a biblioteca sofreu diversos danos causados pelas chuvas de fevereiro e março de 2022, chegando a perder cerca de 95% de seu acervo. O local ainda teve perda total no andar térreo, incluindo mesas, cadeiras e eletrônicos. O Cefet/RJ Petrópolis então apresentou a necessidade de realização de obras para reestruturar o espaço com mais segurança, com a construção de um mezanino para proteção do acervo e colocação de comportas mais resistentes.
Em plenária realizada no prédio do Cefet/RJ Petrópolis em maio de 2022, o projeto de reestruturação da biblioteca foi o mais votado para recebimento de recursos de uma emenda participativa do deputado federal Glauber Braga, responsável por promover a plenária à época.
O espaço foi reaberto só em fevereiro deste ano para atendimento ao público com alterações no acesso e no horário de funcionamento. Devido à obra, a entrada passou a ser pela porta lateral do prédio (pela rua Marechal Deodoro) e o acesso será apenas ao 2º andar do espaço, onde foram reorganizadas as mesas de estudo. Por questões de segurança, o horário de funcionamento foi reduzido. Agora, estará funcionando de segunda a sexta-feira, de 10h às 19h.
Outros danos da chuva
A unidade também passou por outras obras para reparar os danos provocados pelas chuvas de 2022. No ano passado, o Cefet sofreu de limitação elétrica no prédio da unidade e realizou a reconstrução da subestação de energia. Uma nova laje da subestação foi construída com elevação, com o objetivo de prevenir novas inundações. A intervenção foi possível por conta de uma verba emergencial obtida com o Ministério da Educação. Foram R$ 667.672,32 investidos para a realização dos trabalhos, executados pela empresa 3A Marques Construção Comercio e Serviço LTDA.
Histórico
Terceira unidade descentralizada do Cefet/RJ, o campus Petrópolis foi inaugurado em 13 de setembro de 2008, sendo a primeira instituição pública com oferta de cursos de graduação no modelo presencial em Petrópolis. Também foi a primeira unidade criada fora da Região Metropolitana do Rio de Janeiro pelo Governo Federal. A instituição oferece atualmente o curso técnico em Telecomunicações integrado ao Ensino Médio; graduação em Engenharia de Computação, Bacharelado em Turismo, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática.
Veja também: