O espaço recebeu 7 mil visitantes e registrou a devolução de 1 mil exemplares
Por Larissa Martins
Entre janeiro e julho deste ano, a Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral emprestou 1.354 livros aos leitores de Petrópolis. Desse total, 1.095 foram devolvidos. Nesse mesmo período, o espaço recebeu 7 mil visitantes que conheceram as instalações, no Centro de Cultura Raul de Leoni. O empréstimo de livros é gratuito. O interessado pode ficar com o livro por 15 dias para leitura sendo possível realizar renovação deste prazo por até 3 vezes.
Maior número de visitação
Ao longo de 2023, a Biblioteca recebeu 18 mil visitantes. O crescimento refletiu o aumento no número de empréstimos de livros, chegando a 3.178 exemplares cedidos à população e 2.276 devolvidos. O número é o maior registrado nos últimos anos. Isso porque em 2021, o local ficou fechado por conta da pandemia da Covid-19, assim apenas 272 livros foram emprestados e 303 devolvidos.
Estragos da chuva
Em 2022, logo no início do ano, as chuvas atingiram a cidade e o espaço foi novamente fechado para o público, contabilizando 296 empréstimos e 248 devoluções. Devido ao alagamento registrado na época, oito mil livros foram atingidos pela água, representando 5% do acervo do local, que era de 150 mil exemplares. Após passar por reforma e reorganização do acervo, a biblioteca foi reaberta em abril do ano passado. Os livros mais emprestados, na época, foram os de literatura americana e romance.
Empréstimo
Para pegar um livro emprestado é necessário ter cadastro na Biblioteca. Para fazer a inscrição é preciso levar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Caso seja menor de idade, é necessário o preenchimento de um pedido de autorização e da cópia do documento do responsável. O pedido de autorização pode ser retirado na Biblioteca ou no site ( bibliotecamunicipal.petropolis.rj.gov.br ). O serviço de cadastro, empréstimos e devoluções continua sendo realizado na Sala de Leitura. É proibida a permanência no espaço para estudo.
A Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
A história da Biblioteca Municipal
A Biblioteca começou a funcionar em Petrópolis no dia 01 de fevereiro de 1876 na Câmara Municipal e só recebeu prédio próprio no dia 29 de julho de 1946, durante as comemorações do centenário de aniversário da Princesa Isabel, quando se desvinculou da Câmara e passou a ser administrada pela Prefeitura.
Entre 1974 a 1977 a sede da Biblioteca foi demolida para a construção do Centro de Cultura e durante esse período teve seu funcionamento na Casa Cláudio de Souza. Com a inauguração do Centro de Cultura no dia 31 de julho de 1977, a Biblioteca ganhou uma casa nova onde está até os dias de hoje. Em 1994, a Biblioteca recebeu o nome de Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, pseudônimo de Lucila Godoy Alcayaga, em homenagem a poetisa Chilena (1889-1957), que foi a primeira mulher da América Latina a ganhar o Nobel de Literatura em 1945.
Veja também: