Foto: Pixabay
Jaqueline Ribeiro - especial para o Diário
Acostumados a lidar com a proteção de animais silvestres da fauna brasileira, equipes de Fiscalização do ICMBio buscam novos lares para 15 animais domésticos resgatados em situação de maus-tratos durante uma operação na Reserva Biológica do Tinguá. São nove gatos e seis cachorros, que foram trazidos para Petrópolis, tratados e estão disponíveis para a adoção. Interessados devem fazer contato com a APA Petrópolis, pelo telefone (24) 2291-6745. Os animais foram encontrados pela equipe de fiscalização do NGI Teresópolis do ICMBio, unidade responsável pela APA Petrópolis.
A equipe cumpria uma determinação do Ministério Público Federal para demolição de construções irregulares na área da RebioTinguá, no último dia 13, quando foi surpreendida pela situação atípica e delicada: animais domésticos em situação de maus-tratos em uma das casas. Os seis cachorros estavam acorrentados, sem comida ou água, extremamente prostrados, desnutridos e doentes. Os nove gatos também foram encontrados extremamente magros e doentes. O proprietário foi detido e os animais resgatados.
Em publicação nas redes sociais da APA Petrópolis, consta que, embora não seja uma obrigação do ICMBio o resgate de animais domésticos, os mesmo não poderiam ser deixados no local para morrer, por isso, foram resgatados e trazidos para Petrópolis, onde estão disponíveis para adoção responsável.
Com o apoio de doações, os animais foram levados ao veterinário, estão sendo medicados, vermifugados e agora precisam de um novo lar.