Iniciativa vai beneficiar mais de 3,2 milhões de famílias com acesso simplificado a serviços e políticas públicas
O Meu Imóvel Rural, aplicativo do Governo do Brasil que reúne documentos e informações dos imóveis e posses rurais no Brasil, passou por uma importante atualização. Em sua nova e já disponível versão, o aplicativo ampliou o acesso aos usuários do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Registro oficial dos agricultores e agricultoras familiares no Brasil, o CAF reúne 3,2 milhões de famílias cadastradas.
O aplicativo Meu Imóvel Rural, desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), permite ao usuário visualizar informações e baixar documentos sobre sua propriedade ou posse rural de diferentes bases de dados do governo. Com a atualização lançada nesta segunda-feira (8/9), durante a abertura do 2º Encontro Nacional do Cooperativismo Coopera Mais Brasil, em Brasília (DF), os agricultores e agricultoras familiares terão disponíveis em um único ambiente digital seu principal documento de identificação e acesso a benefícios, o CAF, essencial para acesso a políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar espera que, até dezembro de 2026, o número aumente para mais de 4 milhões de famílias com cadastro ativo.
O diretor do CAR, Henrique Dolabella, ressalta que atualização é mais um passo da agenda digital do Governo do Brasil que tem como foco o uso integrado de diferentes bases de dados e a personalização de serviços. A inclusão do CAF no Meu Imóvel Rural facilita o acesso a políticas públicas fundamentais para milhões de agricultores e agricultoras familiares em todo o país. “Essa é uma inovação que simplifica processos e fortalece a agricultura familiar, que é base da nossa produção de alimentos e da economia nacional. Nosso compromisso é claro: colocar a tecnologia a serviço do povo brasileiro, especialmente daqueles que mais precisam da presença do Estado", diz Henrique.
O diretor do Departamento de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) do MDA, Arthur Rimoldi, ressaltou que a iniciativa tem como prioridade o fortalecimento da agricultura. Para ele, o sucesso da ação, depende da construção conjunta com os agricultores e seus representantes. “Estamos realizando um movimento decisivo: aproximar o Estado brasileiro de cada agricultor e agricultora familiar, construindo junto com as organizações e movimentos sociais um caminho coletivo para melhorar os serviços públicos e empoderar a população rural brasileira”. Ele destaca, ainda, que os movimentos sociais são fundamentais para uma boa aplicação dessa ferramenta, que só terá seu real valor caso haja consonância do Governo do Brasil com um “tecido social forte, organizado e capaz”.
Para acessar o aplicativo, os agricultores familiares que já utilizam algum desses sistemas ou estão cadastrados no CAF poderão entrar com o mesmo login GOV.BR , sem necessidade de novo cadastro. Quem ainda não possuir conta GOV.BR deverá criá-la seguindo as instruções disponíveis em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/conta-gov-br
Além do cadastro de agricultor familiar, os usuários do aplicativo já podem acessar os dados da terra que constem no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) e/ou no Sistema do Cadastro Ambiental Rural (SICAR).
Meu Imóvel Rural
Desenvolvido pelo MGI, o Meu Imóvel Rural reúne, em um único ambiente digital, os principais documentos e informações sobre propriedades e posses no Brasil. Desde seu lançamento, em julho de 2025, já contabiliza cerca de 66 mil usuários únicos.
O aplicativo está disponível tanto em dispositivos móveis (Android e iOS) quanto pelo computador, por meio do login GOV.BR (contas bronze, prata ou ouro).
Para saber mais sobre o Meu Imóvel Rural, acesse: www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/meu-imovel-rural
Veja também: