Estado do Rio de Janeiro registrou as maiores temperaturas na última segunda-feira (20)
Bruna Nazareth
A penúltima semana de janeiro começou com diversas regiões do Sudeste enfrentando um calor intenso, a ponto de até os amantes do verão se queixarem das altas temperaturas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado do Rio de Janeiro registrou as maiores temperaturas da região na última segunda-feira (20) em Niterói, com 38.9ºC, 38.8º C em Campos e 38.7º C na Vila Militar.
Esses dias extremamente quentes e abafados, nos quais as únicas opções para se refrescar são um banho de água gelada, uma ida à praia ou momentos na piscina, tem uma explicação. De acordo com o Climatempo, a redução da nebulosidade e das chuvas permite que o sol fique forte por muitas horas consecutivas. Além disso, a ausência de ventos frios de origem polar intensifica o calor. Especificamente na segunda-feira (20), ocorreu um acréscimo nas temperaturas devido ao chamado aquecimento adiabático, um processo natural associado a presença de montanhas e que pode ocorrer em qualquer época do ano.
Esse fenômeno ocorre quando os ventos forçam a descida do ar montanha abaixo, aquecendo-se a uma taxa aproximada de 1°C a cada 100 metros. O aquecimento adiabático é comum em situações pré-frontais, ou seja, antes da chegada de uma frente fria. Esse processo é frequentemente observado no litoral sul de Santa Catarina, no Vale do Itajaí, no litoral do Paraná, litoral norte do Rio Grande do Sul, no litoral sul do Rio de Janeiro e também na região da cidade do Rio de Janeiro, devido à presença dos maciços.
Além disso, o aquecimento adiabático é um dos fatores que alimentam grandes incêndios em algumas regiões do planeta.
Cuidados
Apesar da previsão de uma frente fria nos próximos dias, é fundamental ter cuidados com a saúde durante os períodos de calor intenso. A biomédica esteta e professora do curso de Biomedicina da Estácio, Andressa Alves, recomenda evitar a exposição solar entre 10h e 16h, horários de maior intensidade e alerta sobre os riscos da radiação UV.
“A exposição prolongada à radiação UV, principalmente sem proteção, sempre tem um risco aumentado de queimadura solar. Além disso, a radiação UV aumenta o aparecimento de manchas, promove o envelhecimento precoce, causa danos ao colágeno na pele e, também, aumenta o risco de câncer de pele”
Adotar medidas como o uso do protetor solar, chapéus e óculos escuros, vestir roupas leves que não retenham calor, aumentar o consumo de água ou sucos naturais para manter a hidratação do corpo e da pele, optar por refeições leves, abrir as janelas a noite para melhorar a ventilação, umidificar os ambiente com umidificadores, toalhas molhadas ou baldes de água e tomar banho com água morna, podem ajudar a amenizar o calor.
Em caso de sentir tonturas, fraqueza, ansiedade, sede intensa ou dor de cabeça, é fundamental buscar a orientação de um profissional de saúde.
Calor e atividades físicas
Apesar dos dias quentes, quem tem como objetivo ou aprecia se exercitar, abrir mão da atividade física não é uma opção. Pensando nisso, para aqueles que aproveitam o verão para se exercitar, João José Cunha da Silva, docente de Educação Física da Estácio, sugere adaptar as atividades físicas para espaços abertos.
“Não existem indicações específicas de atividade física para essa época do ano. O interessante é aproveitar o tempo para exercícios ao ar livre, uma caminhada, uma corrida, ou até mesmo uma aula de treinamento funcional que pode sair de uma sala fechada e ser realizada em uma praça”
Ele ressalta a importância de usar roupas leves que facilitem a transpiração, se manter hidratado e priorizar horários seguros, como antes das 10h e após as 16h, para evitar o excesso de exposição ao sol e o risco de insolação.
"É importante manter-se hidratado ao longo do dia e caprichar na água durante o treino, sem exageros, mas mantendo-se hidratado durante a prática. Alimentar-se bem, mas de maneira leve, é fundamental. Comidas muito pesadas antes de uma atividade física não combinam bem, ainda mais em temperaturas elevadas”, recomenda.
Previsão para Petrópolis
Segundo o Climatempo, a previsão para os próximos dias da semana são:
Quarta-feira (22/01) - Dia de sol com algumas nuvens, com previsão de chuva rápida durante o dia e à noite. Mín 21°C e Máx 29°C.
Quinta-feira (23/01) - Dia chuvoso e a noite para e as nuvens diminuem. Mín 21°C e Máx 28°C.
Sexta-feira (24/01) - Dia de sol com nuvens e chove rápido durante o dia e à noite. Mín 20°C e Máx 28°C.
Sábado (25/01) - Dia de sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado. A noite também com muitas nuvens. Sem previsão de chuva. Mín 19°C e Máx 30°C.
*Com informações do Climatempo e Inmet
Veja também: