A despedida do inverno traz 30°C de máxima para Petrópolis
Emanuelle Loli - estagiária
O inverno está se despedindo e essa transição de estações promete ser marcada por temperaturas mais elevadas e chuva, em Petrópolis. Desde quinta-feira (18) a cidade vem sentindo os efeitos da sexta onda de calor do ano. Para hoje (21) a máxima prevista é de 27°C.. Já na segunda, as temperaturas podem chegar a 30°C com pancadas de chuva à noite.
No domingo e na segunda-feira podem ocorrer ventos de 12km/h e 15km/h, respectivamente, por conta da proximidade com o ciclone extratropical e pela formação de nuvens cumulonimbus (nuvem que produz tempestades severas, raios, granizo e ventos fortes) e a possibilidade de organização de linhas de instabilidade.
Às 15h19 de amanhã (22), a primavera chega oficialmente trazendo calor e chuva com máximas de 30°C, mas as temperaturas não ficarão elevadas por muito mais tempo. Na terça, há previsão de queda brusca nas temperaturas, com máximas de 19°C, ocasionadas por uma frente fria que se desloca do sul do Brasil
Vale ressaltar que a previsão é que este ano bata o recorde de temperaturas no inverno em diversos estados. Na cidade do Rio de Janeiro, o recorde de calor para o inverno de 2025 é de 36,4°C que ocorreu no dia 9 de setembro. Mas no último fim de semana do inverno, a capital fluminense poderá chegar aos 39°C.
Confira a previsão do tempo para Petrópolis para os próximos dias segundo o Climatempo:
Domingo (21/08) - No domingo a previsão é de sol e muitas nuvens à tarde. A noite o céu fica ainda com muita nebulosidade, mas não chove. As temperaturas devem variar entre 19°C e 27°C.
Segunda-feira (22/08) - A previsão para segunda-feira é de sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado. Noite com pancadas de chuva. As temperaturas podem variar entre 20°C e 30°C.
Terça-feira (23/08) - Na terça a previsão é de mudança brusca nas temperaturas. O dia fica nublado e com chuva de manhã e à noite. Abertura de sol à tarde, sem chuva. As temperaturas devem variar entre 14°C e 19°C.
Quarta-feira (24/08) - A previsão do tempo para quarta-feira é de sol com muitas nuvens a nublado com chuva no fim da manhã. Tarde e noite deverão ser chuvosas. As temperaturas tendem a ficar entre 13°C e 17°C.
Quinta-feira (25/08) - A quinta será chuvosa durante o dia e a noite. As temperaturas tendem a ficar entre 11°C e 13°C.
Sexta-feira (26/08) - Já a previsão para sexta é de sol com algumas nuvens e chuva passageira. A noite, muitas nuvens mas com tempo firme. As temperaturas tendem a ficar entre 10°C e 15°C.
Veja também: