Projeto de Lei aguarda sanção do prefeito Rubens Bomtempo
Mariana Machado estagiária
A criação do Circuito Ferroviário Turístico Cultural da antiga Estrada de Ferro do Grão-Pará, em Petrópolis, foi aprovada com 12 votos favoráveis na Câmara Municipal, e aguarda sanção do prefeito para entrar em vigor. A medida visa “preservar estes importantes equipamentos históricos, culturais e turísticos de nosso município, permitindo que todos possam conhecer e desfrutar destes espaços conhecendo e preservando a história local”, conta o vereador autor do projeto, Fred Procópio.
O vereador explica que “São pontos por onde a Estrada de Ferro cortavam o Município de Petrópolis indo em direção a Minas Gerais, permitindo ao petropolitano conhecer a sua rica história ferroviária que existiu no passado na cidade”.
Foi a Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF) que levou o projeto ao vereador. A vice-presidente Angela Noguita contou ao Diário que “O mais importante para a gente é exatamente preservar os pontos ferroviários das cidades fluminenses. Por esse motivo, nós estamos pedindo para preservar todos os locais de Petrópolis e, com isso, fazer o circuito ferroviário. Então fizemos essa vistoria, onde também estamos pedindo ao Estado para fazer esse tombamento. [...] Esse foi o motivo principal, preservar esses pontos e dar conhecimento à população dos pontos ferroviários da cidade”.
Para o futuro do local, o autor do projeto conta que “A ideia é preservar a história do município de Petrópolis, transformando áreas em novos pontos turísticos que possam ser visitados e valorizados pelos munícipios e por turistas na nossa cidade”.
As atividades ferroviárias de Petrópolis tiveram fim em 1964, segundo o vereador, mas a medida que visa transformá-las em pontos turísticos espera trazê-las de volta à vida do petropolitano. O Projeto de Lei foi aprovado no dia 13 de novembro, e aguarda a sanção do Prefeito. Fred Procópio explica que “em caso de sanção o Prefeito promulga e torna-se Lei, em caso de veto o Prefeito encaminha novamente a Câmara dos Vereadores com os motivos do seu veto para análise e manutenção ou derrubada do veto”.
Atualmente, o vereador explica que há as estações ferroviárias: A estação do Centro, hoje Terminal Rodoviário, tem um arco e um vitro da antiga estação. Dali a linha partia em direção ao Quissamã. Onde se encontra o túnel ferroviário; As estações de Cascatinha, Nogueira e Pedro do Rio, foram restauradas, e transformadas em Centros Culturais devido ao seu valor histórico para o Município, em Nogueira existe inclusive o Museu Ferroviário Municipal; As estações de Correas, Itaipava e Bonsucesso foram destruídas; Os pontos de parada Dr. Nilo e Cedro não se tem orientação, apenas pontos de referência; No Itamarati há a ponte de ferro por onde passava o trem, além de obras de arte representativas, como a ponte ferroviária construída em concreto, na Serra da Estrela, conhecida como Viaduto da Grota Funda.
Veja também: