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quinta-feira, 25 de julho de 2024


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Caminhões não passam e lixo fica nas ruas de bairros

Foot: Alcir Aglio
Foto: Diário de Petrópolis

Lucas Klin especial para o Diário

Problemas enfrentados pela Comdep  estão afetando a coleta de lixo em vários bairros da cidade. Os moradores do Vale do Cuiabá, especificamente na Estrada do Cantagalo, próximo ao número 106, estão enfrentando um problema persistente: com a falta de coleta de lixo, por semanas consecutivas, os resíduos têm se acumulado nas calçadas e vias, causando transtornos e preocupações. O cheiro desagradável e a presença de ratos têm sido motivo de queixa entre os residentes. Não vejo caminhão da Comdep há semanas e pessoas de outros lugares acabam jogando lixo aqui, relatou uma moradora da região.

Outros locais da cidade, também sofrem com a falta da coleta. Moradores de Bonsucesso, próximo ao trevo, relataram a falta de regularidade no recolhimento do lixo na região, além de estarem por volta de uma semana sem o serviço. Santa Mônica, em Itaipava, sofre com os mesmo problemas. Segundo moradores, a coleta era feita todas as terças, quintas e sábados, mas atualmente o recolhimento é feito apenas uma vez na semana, às vezes nenhuma. Às vezes não passa nenhum dia, fica uma loucura na rua, pois os cachorros gostam de fazer bagunça com o lixo, disse uma moradora.

Na Rua José Joaquim Rodrigues em Pedro do Rio, conhecida como Paiolinho, Castelo São Manoel, Araras e Ribeirão, a situação não é diferente. A população local, relatou o descaso do poder público com a coleta de lixo. A coleta sempre passou três dias na semana, segunda, quarta e sexta. Às vezes, no domingo não era certo, mas costumava passar. Está tendo infestação de ratos por conta do lixo. A Prefeitura esteve aqui tirando entulho da beira da rua, não sei nem exatamente o que eles ficaram tirando, e a coleta de lixo, nada. Isso está há umas duas semanas, uma vergonha, muita quantidade de lixo, relatou uma moradora do Castelo São Manoel.

A Companhia Municipal de Desenvolvimento (Comdep) vem enfrentando uma situação delicada com quatro contratos emergenciais para coleta de lixo, que expiraram há algum tempo. Esses contratos, assinados em janeiro, custaram R$ 16 milhões aos cofres da Comdep. No entanto, não há informações sobre como os serviços serão realizados após o término desses contratos.

Os quatro contratos foram firmados no dia 12 de janeiro, com validade de 180 dias, mas apresentam pequenas diferenças nas datas de início de vigência. A Comdep havia planejado duas licitações para definir empresas responsáveis pelos serviços de coleta, transporte e destinação final do lixo hospitalar e domiciliar. Essas licitações estavam marcadas para os dias 27 e 28 de junho, respectivamente, mas foram suspensas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). No momento, ambas as licitações ainda não têm data definida para ocorrer.

Não obtivemos resposta da Prefeitura de Petrópolis e Companhia Municipal de Desenvolvimento (Comdep) até o fechamento desta edição.

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