A partir da próxima semana, três novos pontos de doações serão abertos
A Campanha do Agasalho promovida pela Prefeitura já arrecadou 1.243 peças até o momento. A iniciativa vai até o fim do mês, e o número de locais de doações será ampliado a partir da próxima semana. As sedes da Secretaria de Esporte, Promoção de Saúde, Juventude, Idoso e Lazer, da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras e do ICMBio APA Petrópolis também serão pontos de coleta.
Os itens recebidos na Campanha do Agasalho são destinados para pessoas em situação de rua e entregues durante as abordagens sociais realizadas pelas equipes da Secretaria de Assistência Social ou nos atendimentos feitos no Centro Pop e Núcleo de Integração Social (NIS).
Esse é um trabalho cada vez mais importante, porque a demanda de atendimento por pessoas em situação de rua aumentou nos últimos dois meses, no mesmo período com frio mais intenso na cidade. Maio e junho foram os meses com maior número de atendimentos realizados pelo Centro Pop neste ano (225 e 248, respectivamente). Só esses dois meses representam mais de 40% do trabalho feito no espaço no primeiro semestre.
“Nós temos um trabalho muito intenso de acolhimento de pessoas em situação de rua, que foi intensificado nesse período de frio. Além das abordagens sociais feitas diariamente, abrimos mais vagas no NIS para que essas pessoas possam jantar e dormir e, no Centro Pop, elas encontram atendimento psicossocial, também recebem alimentação e podem tomar banho”, aponta a secretária de Assistência Social, Adriana Kreischer.
Novos pontos de doações
Para alavancar ainda mais a Campanha, mais três pontos serão abertos para receber os agasalhos. São dois no Centro - as sedes das secretarias de Esporte, Promoção de Saúde, Juventude, Idoso e Lazer e da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras - e mais um em Itaipava - a sede da APA Petrópolis ICMBio (confira os endereços abaixo).
A Campanha do Agasalho tem como lema Sua doação aquece o inverno de quem mais precisa e é coordenada pelo Gabinete da Cidadania, vinculado à Secretaria de Governo.
“Nosso governo tem a missão de cuidar de toda a população, e temos um empenho ainda maior para atender quem enfrenta uma situação de vulnerabilidade. Foi isso que nos moveu para iniciar a Campanha do Agasalho ainda em maio, mais de um mês antes do inverno, e a prorrogar esse trabalho com as várias ondas de frio que a cidade passou no mês passado. Tem dado certo e agora vamos abrir mais locais de doação”, ressalta o secretário de Governo, Fred Procópio.
As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 17h, nos seguintes locais:
Veja também: