Rogerio Tosta - colaborador do Diário
Faltando um mês para as eleições municipais do primeiro turno, que acontecerá no dia 6 de outubro, os partidos estão em busca de soluções para questões pendentes nas candidaturas tanto para prefeito quanto para vereador. De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 281 registros feitos na justiça eleitoral, 17 ainda aguardam decisão, incluindo os candidatos a prefeito Dr. Santoro (Novo) e Rubens Bomtempo (PSB).
O Tribunal Superior Eleitoral aprovou 250 registros de candidatos a prefeito e a vereador, incluindo Hingo Hammes (PP), Eduardo do Blog (Republicanos) e Yuri Moura (PSOL). De acordo com os dados do TSE, sete candidatos a vereador desistiram de participar das eleições municipais deste ano. Até o momento, seis registros foram negados pela justiça eleitoral, sendo um deles o do ex-vereador Roberto Naval, cuja candidatura foi contestada pelo Ministério Público Eleitoral.
Dentre os postulantes ao cargo de prefeito que deram início à campanha eleitoral, apenas Leandro Sampaio resolveu encerrar sua participação. Sua retirada da disputa impediu possíveis processos judiciais, ao contrário do que vem acontecendo com outros concorrentes, já que o Ministério Público Eleitoral havia solicitado a impugnação de sua candidatura.
Das inscrições rejeitadas, três são do partido Podemos, uma do PV, uma do União Brasil e uma do Novo. Os partidos que possuem candidatos aguardando julgamento são: Novo (2); Podemos (1); PRTB (1); PSB (1); PSDB (2); PSOL (3); PT (2); REDE (3); e Republicanos (2). Enquanto isso, os partidos que registraram desistência de candidatos são: MDB (1); PCdoB (1); Podemos (4); PSDB (1); e PT (1).
De acordo com o calendário eleitoral, hoje é o último dia para que, se a convenção não tiver indicado o número máximo de candidaturas para o cargo de vereador, os órgãos de direção dos partidos políticos e das federações preencham as vagas remanescentes, observando os percentuais mínimo e máximo para candidaturas de cada gênero. O último dia para o pedido de substituição de candidatas ou de candidatos para os cargos majoritários e proporcionais é dia 16 de setembro, exceto se a substituição decorrer de falecimento.
Os partidos, candidatas e candidatos têm até o dia 13 de setembro, para encaminhar à justiça eleitoral a prestação parcial de contas, dela constando o registro da movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até 8 de setembro.
Veja também: