Edição anterior (4256):
segunda-feira, 04 de maio de 2026


Capa 4256

Capacitação da Lei Lucas reúne profissionais dos CEIs da rede municipal

Treinamento realizado nesta segunda-feira (4/5) atualizou equipes da educação infantil para atuação em situações de emergência no ambiente escolar

Foto: Divulgação PMP
Foto: Divulgação PMP

A Prefeitura realizou nesta segunda-feira (4/5) a atualização do treinamento Lei Lucas para profissionais da rede municipal de ensino. A capacitação aconteceu na Estácio, no Bingen, e reuniu 120 funcionários dos centros de Educação Infantil (CEIs) do município.

A formação foi conduzida por professores da área de enfermagem da universidade, responsáveis pelas orientações práticas e teóricas relacionadas aos primeiros atendimentos em casos de emergência dentro das unidades escolares. Durante o encontro, os participantes acompanharam conteúdos sobre identificação de situações de risco, procedimentos iniciais em acidentes, atendimento em casos de engasgamento, quedas, crises convulsivas e outras ocorrências que podem acontecer no cotidiano escolar.

"O cuidado dentro das escolas também envolve preparo técnico para situações que exigem resposta imediata. A capacitação fortalece a atuação das equipes e amplia a segurança no atendimento às crianças da rede municipal”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.

Participaram desta etapa profissionais do CEI Oswaldo Cruz, CEI A Sementeira, CEI Vila São José, CEI Aldeia da Criança, CEI Giuseppe Neva Volonterio, CEI Maria Thereza Kling do Valle e CEI Casa da Solidariedade. A atualização faz parte do calendário anual de formação promovido pela Secretaria de Educação.

Ao longo da capacitação, os profissionais também participaram de atividades práticas voltadas à condução de emergências até a chegada do atendimento especializado. As orientações abordaram medidas que podem ser adotadas nos primeiros minutos após uma ocorrência, etapa considerada importante para reduzir riscos e preservar a integridade física dos alunos.

"A atualização anual garante que os profissionais estejam preparados para agir em diferentes situações dentro do ambiente escolar. Esse trabalho contribui para o fortalecimento da rede e para a proteção das crianças atendidas nos CEIs”, destacou a secretária de Educação, Poliana Ferrarez.

“O treinamento da Lei Lucas, realizado em parceria com a Secretaria de Educação e a Estácio de Sá, representa um importante instrumento de preservação da vida, qualificação profissional, formação acadêmica e fortalecimento da responsabilidade social, beneficiando diretamente a comunidade escolar e a sociedade como um todo”, ressalta Daniela Vogel, coordenadora do curso de enfermagem da Estácio.

O que é a Lei Lucas?

A Lei Lucas tornou obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de espaços de recreação infantil. A legislação foi criada após a morte do menino Lucas Begalli, de 10 anos, vítima de engasgamento durante um passeio escolar em Campinas, no interior de São Paulo, em 2017. O objetivo da medida é preparar profissionais para agir em situações de emergência até a chegada do socorro especializado.

Edição anterior (4256):
segunda-feira, 04 de maio de 2026


Capa 4256

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral