“Esse caso representa o que há de mais completo e moderno no tratamento global da Fibrilação Atrial, a nível mundial”, conta o médico
Mariana Machado estagiária
O médico cardiologista Tayene Quintella participou do 41º Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, realizado em Curitiba, que reuniu médicos de todo o país para 3 dias de discussões, atividades complementares e troca de experiências sobre diagnósticos e tratamentos no combate das arritmias cardíacas. Neste evento, o petropolitano apresentou um procedimento inédito na América Latina, realizado por ele e sua equipe em Niterói.
O caso foi realizado em julho deste ano, em que reuniu a combinação de algumas técnicas para a garantia da saúde do coração de um paciente idoso com múltiplas comorbidades e sintomas que não eram controlados por medicamentos, além de alto risco para a formação de trombose e eventos relacionados. Segundo o médico, “Esse caso representa o que há de mais completo e moderno no tratamento global da Fibrilação Atrial, a nível mundial. Temos disponível, inclusive em nossa equipe em Petrópolis todas essas técnicas”.
Para ele, apresentar esse caso no congresso foi “muito gratificante, visto que diversos colegas expoentes do cenário nacional foram assistir, debater e dividir experiências. Uma honra para nossa equipe”.
O caso, considerado inédito na América Latina, representa um avanço significativo no tratamento de arritmias complexas, e reforça a capacidade do Brasil em realizar operações de ponta no cenário internacional.
O Dr. Tayene Quintella se formou em medicina na Faculdade de Medicina de Petrópolis em 2013, e fez residência em clínica médica no Hospital Alcides Carneiro, e Cardiologia no Hospital Santa Teresa. “Depois, fui para o Rio de Janeiro me especializar em Arritmia e Eletrofisiologia, para o mais breve possível retornar a Petrópolis e poder oferecer esse nível de atendimento na nossa cidade”.
Atualmente, o médico atende em duas clínicas da cidade, no Centro Médico Santa Catarina e em Itaipava, na Clínica Aloísio Barbosa.
Veja também: