Edição anterior (3732):
sexta-feira, 10 de janeiro de 2025


Capa 3732

Carência de placas de sinalização em cachoeiras preocupa frequentadores

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Emanuelle Loli estagiária

Umas das belezas naturais de Petrópolis são as cachoeiras que atraem e encantam os visitantes. Esse cenário oferece momentos de lazer e contemplação com a natureza. Contudo alguns frequentadores têm questionado uma importante questão que precisa de atenção: a ausência de placas de sinalização em diversos pontos desses locais. Essa carência pode comprometer a segurança dos visitantes.

Para Matheus Augusto Assis, morador do São Sebastião e frequentador de cachoeiras do município, acredita que esses locais necessitam de atenção no que diz respeito à sinalização. “Eu só me sinto seguro, pois as visito desde pequeno, e fui aprendendo com os mais velhos como chegar aos lugares e como evitar situações de risco”, informou.

De acordo com ele, a maioria das cachoeiras fora do parque da Serra dos Órgãos não tem nenhuma sinalização, seja informando sobre o caminho ou sobre os perigos da cachoeira. “Muitas cachoeiras de Petrópolis contêm encostas perigosas. Acredito que a sinalização, principalmente nesses lugares, seria essencial pra evitar acidentes. Muitas vezes uma placa pode salvar uma vida”, comentou Matheus.

Para Daniel Barbatti, guia de montanha em Petrópolis, as placas têm sua participação no alerta das pessoas, mas a consciência de saber andar na natureza é imprescindível. “Por que não ter uma placa sendo que ela pode ajudar? Acho bacana, só acho que mais importante que a placa eu acho que é a percepção e o cuidado no ambiente que se está. E se tiver a placa pra alertar, melhor ainda!”, comentou.

De acordo com os Bombeiros, no ano de 2024, houve dois salvamentos em cachoeiras em Petrópolis, e no ano anterior, três.

Para o porta-voz do CBMERJ, major Fábio Contreiras, existem alguns cuidados que se deve tomar quando se vai as cachoeiras. “O primeiro perigo é a cabeça d'água, que é o aumento repentino na quantidade de água que desce por um rio, ocasionando uma grande enxurrada. Uma outra orientação importante é não ingerir bebida alcoólica durante o passeio e evitar saltar de locais altos, justamente pelo risco de lesão na cabeça e na coluna cervical”, informou.

O major também alertou para que em casos de emergência, é necessário ligar imediatamente para o 193 e não tentar fazer o socorro por conta própria.

Perguntada sobre a colocação de placas em locais de cachoeiras, nem a prefeitura nem o ICM-bio responderam até o fechamento desta matéria.

Edição anterior (3732):
sexta-feira, 10 de janeiro de 2025


Capa 3732

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral