Edição anterior (4394):
sábado, 19 de setembro de 2026


Capa 4394

Casa Stefan Zweig promove oficina sobre acessibilidade na arquitetura e nas cidades

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Como a arquitetura interfere na autonomia, na circulação e na participação das pessoas no cotidiano? Essa é a questão central da oficina “Acessibilidade na arquitetura e na cidade: como vivemos o cotidiano?”, que será realizada neste sábado, 19 de setembro, na Casa Stefan Zweig, em Petrópolis. Gratuita e aberta ao público, a atividade acontece das 11h às 12h30.

A proposta é ampliar a discussão sobre acessibilidade para além das adaptações físicas, colocando em pauta a maneira como os espaços urbanos e arquitetônicos podem acolher diferentes pessoas e necessidades. A oficina pretende abordar experiências, desafios e possibilidades relacionados às cidades e aos ambientes onde a vida cotidiana acontece.

Arquitetura, autonomia e inclusão

A atividade será coordenada pela professora Erika Machado, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo PEP/MP do Iphan e doutora pela UFF. Ela também é professora e coordenadora do curso de Arquitetura e líder do Grupo de Pesquisa Conforto, Patrimônio, Habitação e Paisagem da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Pessoa com deficiência, Erika atua em projetos relacionados à arquitetura, acessibilidade e preservação do patrimônio cultural, além de desenvolver atividades de educação patrimonial, consultorias e docência.

A oficina propõe justamente aproximar essas questões da experiência cotidiana, discutindo como decisões relacionadas ao planejamento urbano e à arquitetura podem favorecer ou limitar a autonomia das pessoas.

Casa também discute acessibilidade

A escolha da Casa Stefan Zweig como espaço para a atividade estabelece uma relação direta entre o tema da oficina e as práticas adotadas pela instituição. O museu mantém recursos de acessibilidade comunicacional, como materiais em braile e atividades com LIBRAS, além de estruturas arquitetônicas como plataforma elevatória, corrimãos e banheiros acessíveis.

A instituição também já promoveu ações voltadas às práticas anticapacitistas, conceito relacionado a atitudes e iniciativas de enfrentamento ao preconceito contra pessoas com deficiência e de valorização da diversidade dos corpos.

Com a realização da oficina, a Casa Stefan Zweig amplia esse diálogo, levando a discussão para o campo da arquitetura e da cidade e convidando o público a observar de que maneira os espaços podem ser pensados para diferentes formas de viver e circular.

Os lugares são limitados e a participação requer inscrição prévia pelo e-mail casastefanzweig@gmail.com . A atividade tem apoio da Lei Rouanet.

Serviço

Acessibilidade na arquitetura e na cidade: como vivemos o cotidiano?

Data: sábado, 19 de setembro de 2026

Horário: 11h às 12h30

Local: Casa Stefan Zweig Rua Gonçalves Dias, 34, Valparaíso, Petrópolis

Entrada: gratuita

Inscrições: casastefanzweig@gmail.com

Vagas: limitadas

Casa Stefan Zweig Rua Gonçalves Dias, 34, Valparaíso, Petrópolis.

Edição anterior (4394):
sábado, 19 de setembro de 2026


Capa 4394

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral