Rômulo Barroso - especial para o Diário
A Justiça revogou a prisão de Maria Luiza e Henrique Vieira Fadiga, filhos de Lourival Fadiga, assassino confesso de Anic Herdy. A informação foi confirmada pela defesa dos dois. O juiz Afonso Henrique Castrioto Botelho entendeu que eles não representam risco de prejuízo para as investigações, que estão na reta final. Ele citou ainda que ambos são réus primários e possuem bons antecedentes, por isso, revogou a prisão.
A advogada Elker Oliveira, que representa Maria Luiza, afirmou que Fica a absoluta certeza de que a verdade irá prevalecer contra todas as especulações. Já a advogada Aline Fernandes, que defende Henrique, disse que certeza de que a absoluta inocência de Henrique será cabalmente demonstrada na instrução processual.
A Polícia Civil havia apontado que ambos eram cúmplices de Lourival na trama do assassinato de Anic Herdy. Maria Luiza foi acusada de lavar o dinheiro que foi pago pelo falso resgate de Anic. A denúncia era de que a filha do assassino teria feito a compra de 950 celulares e teria colocado em seu nome a moto comprada por Lourival do dia do suposto resgate. Já Henrique teria colaborado na compra de dólares que o marido de Anic usou para fazer o suposto resgate.
Anic de Almeida Peixoto Herdy desapareceu em 29 de fevereiro, depois de ser vista deixando o carro no estacionamento de um shopping e caminhando pela Rua Teresa. Houve pedido de resgate de R$ 4,6 milhões. O valor foi pago por diferentes meios, incluindo a entrega do dinheiro em um shopping no Rio, mas Lourival enganou o marido dela, Benjamin, e usou o montante para ir a uma concessionária e comprar um carro de R$ 500 mil e uma moto. O caso só foi registrado duas semanas depois. Além de Lourival e dos dois filhos, uma amante dele também foi presa acusada de envolvimento no crime.
Em agosto, Lourival confessou que Anic foi morta no mesmo dia do desaparecimento. No mês passado, ele deu detalhes sobre como o crime aconteceu e onde o corpo estava em enterrado - na casa dele, em Teresópolis. A Polícia Civil montou uma operação e conseguiu localizar os restos mortais de Anic.
Veja também: