Edição anterior (3699):
terça-feira, 10 de dezembro de 2024


Capa 3699

Celular Seguro: 14 mil bloqueios no Rio de Janeiro

O estado é o segundo com o maior número de restrições no país, ficando atrás apenas de São Paulo

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
Larissa Martins

O Celular Seguro, programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) criado em dezembro de 2023, já alcançou a marca de 14.865 bloqueios de dispositivos no Rio de Janeiro. O estado é o segundo com o maior número de restrições no país, ficando atrás apenas de São Paulo, que realizou 28.506 bloqueios de linhas, dispositivos e aplicativos digitais às vítimas de furto, roubo ou perda, reduzindo o risco de golpes.

Mais de 2,3 milhões de pessoas utilizam a plataforma e cerca de 96, 2 mil alertas de bloqueios já foram realizados em todo o país. Ainda não há dados municipais disponíveis.

Quando o usuário da ferramenta emite um alerta, além do bloqueio às contas dos bancos parceiros, as operadoras de telefonia bloqueiam os chips dos telefones roubados, furtados ou extraviados. O objetivo da medida é evitar que bandidos utilizem os chips para clonar o WhatsApp e redes sociais. Além disso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também efetua o bloqueio do aparelho, a partir do IMEI, que é a identificação de cada celular.

Assim, eles também não conseguem revender o celular gerando um desestímulo por esse crime, resultando na redução da prática.

ISP

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) mostram que só neste ano 285 celulares foram furtados no estado do Rio de Janeiro. Houve aumento de 77% em comparação ao ano passado quando 161 furtos foram denunciados às delegacias.

“Estamos em constante aprimoramento para que o Celular Seguro fique cada vez mais simples de usar, oferecendo mais segurança ao cidadão. Neste ano, lançamos uma nova versão da ferramenta, além de estarmos em fase final para incorporar uma iniciativa desenvolvida pelo governo do Piauí, com foco na recuperação dos aparelhos roubados. É um compromisso e uma prioridade do Ministério da Justiça e Segurança Pública oferecer soluções tecnológicas, que fazem diferença na vida da sociedade”, destaca o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.

Acesso

O acesso ao Celular Seguro é feito com o mesmo login do site gov.br . O usuário pode acessar a ferramenta diretamente no navegador da internet pelo computador por meio do site https://celularseguro.mj.gov.br/ ou pelo aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS/iPhone).

A ferramenta não oferece a possibilidade de fazer o desbloqueio. Caso o usuário emita um alerta, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar os acessos entrando em contato com a operadora, bancos e outros. Cada empresa segue um rito diferente para a recuperação dos aparelhos e das contas em aplicativos, descrito nos termos de uso.

Com informações da Agência Gov

Edição anterior (3699):
terça-feira, 10 de dezembro de 2024


Capa 3699

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral