Astrônomo indica buscar locais afastados da poluição luminosa urbana, como áreas elevadas e abertas, para assistir ao fenômeno
Mariana Machado - estagiária
A chuva de meteoros Líridas atinge o pico na madrugada desta terça-feira, do dia 21 para o 22, e poderá ser vista de Petrópolis, caso as condições de visibilidade do céu estejam favoráveis.
De acordo com o astrônomo e coordenador do projeto Exoss, Marcelo de Cicco, a chuva de meteoros ocorre quando a Terra atravessa regiões do espaço com detritos deixados por cometas ou asteroides. “Esses fragmentos, ao entrarem na atmosfera terrestre em alta velocidade, se aquecem devido a ablação com nossa atmosfera e se iluminam criando riscos luminosos no céu conhecidos como meteoros ou estrelas cadentes”, explica.
A chuva de meteoros Líridas ocorre anualmente entre 14 e 30 de abril. Em 2025, o pico de atividade está previsto para a noite de 21 para 22 de abril, quando será possível observar até 18 meteoros por hora.
Segundo o astrônomo, a melhor visibilidade será durante o pico, na madrugada de 22 de abril, por volta das 2h da manhã. “Nesse horário, o radiante da chuva ponto no céu de onde os meteoros parecem se originar estará mais alto, proporcionando melhores condições de observação”, disse.
Em Petrópolis, para uma observação ideal, é recomendável buscar locais afastados da poluição luminosa urbana. Áreas elevadas e abertas, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos ou regiões próximas ao Morro do Bonfim, oferecem céus mais escuros e amplos horizontes, ideais para observar meteoros.
Veja também: