Evento acontece toda última quinta-feira do mês, com entrada franca e lugares limitados
A Mostra CORPO.ESPAÇO.TEMPO no Cineclube Raul Lopes abriu com o filme ‘Pina’ (2011), de Wim Wenders, e debateu o tema ‘iniciação ao corpo e ao espaço’ no último dia 28/08. A próxima sessão será com o filme ‘Paterson’ (2021) de Jim Jarmusch, no dia 25/09/25, às 19h30, e o tema é ‘poética do cotidiano’. E continua em sessões mensais: 30/10 ‘exercícios de atenção’, e 27/11 ‘corpo em mutação’. Será emitido certificado de participação para quem precisar de horas complementares.
Com curadoria de Leonardo Izoton, arquiteto e professor da UERJ, e da documentarista e pesquisadora Paula Maracajá, o ciclo acontece todas as últimas quintas-feiras do mês, às 19h30, com entrada franca e lugares limitados. Por isso, é bom fazer reservas, pois o cineclube tem apenas 20 lugares. Whatsapp (24) 992 566 532.
O ciclo audiovisual CORPO.ESPAÇO.TEMPO é uma realização do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ESDI-UERJ, do Cineclube Raul Lopes, Maracajá Filmes, do Grupo de Pesquisa ‘Arquitetura, Urbanismo, etc.’, e também uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e tem o patrocínio da Prefeitura de Petrópolis, Instituto Municipal de Cultura e Petrópolis Film Commission, através da Política Nacional Aldir Blanc PNAB - Cultura Viva, apoiando as ações dos Pontos de Cultura.
Sobre os curadores:
Leonardo Izoton Braga
Capixaba, arquiteto urbanista e professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ, campus Petrópolis. Se interessa pelos seguintes temas: história, teoria e estética da cidade, arquitetura e arte; produção de subjetividade; experiências, narrativas e cosmopolíticas urbanas.
Paula Isnard Maracajá
Pesquisadora, documentarista, bailarina e diretora de artes cênicas. Especialista em Arte e Filosofia, organizadora do ciclo Direito ao Corpo na Cidade do LDCT/NEPP-DH/UFRJ. Interessada na construção de pedagogias contemporâneas, curadorias participativas e produção de vidas.
Programação e sinopses:
25/09 - Poéticas do cotidiano
Paterson (Jim Jarmusch, EUA, 2016, 118’)
Na cidade de Paterson, em Nova Jersey, um pacato motorista de ônibus local usa sua poesia para destacar eventos do cotidiano.
30/10 - Exercícios de atenção sensível
Columbus (Kogonada, EUA, 2017, 104’)
‘"Escrever sobre música é como dançar sobre arquitetura". "Columbus", do diretor, roteirista [e crítico de cinema] Kogonada, trata a arquitetura como música, com seus protagonistas escrevendo, conversando, discutindo e dançando sobre uma extraordinária coleção de estruturas modernistas na modesta cidade de Columbus.’ (Variety)
27/11 - Corpos em mutação
Crimes do Futuro (David Cronenberg, Canadá, 2022, 107’)
Em um futuro distópico, onde os humanos precisam aprender a conviver e se adaptar a um ambiente sintético, a espécie deve ir para além do que seu estado natural permite e se submeter a uma metamorfose, o que causa uma mudança em seu DNA.
Serviço:
CORPO ESPAÇO TEMPO do Cineclube Raul Lopes
Curadoria: Leonardo Izoton e Paula Maracajá
25/09 + 30/10 + 27/11 (quinta-feira) às 20h
Avenida Piabanha, 483, Casa C - Centro - Petrópolis
Reservas: Whatsapp 24 992 566 532
Veja também: