Na próxima segunda-feira, dia 06 de outubro, às 14h, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) realizará um seminário especial de boas-vindas aos novos alunos do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPG-LNCC).
O evento, que integra a série de seminários semanais promovidos pela instituição, é aberto ao público e gratuito, tendo lugar no Auditório A do LNCC, com transmissão simultânea pelo canal do YouTube do laboratório.
A sessão contará com duas palestras que visam integrar os novos discentes e apresentar a estrutura, as oportunidades e as dinâmicas do programa. Confira as informações abaixo:
Título: Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional do LNCC
Palestrante: Antonio Tadeu Azevedo Gomes, pesquisador e coordenador do Programa de Pós-Graduação do LNCC
Resumo: Esta palestra dá as boas-vindas aos novos alunos do Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional do LNCC (PPG-LNCC). A palestra apresenta informações gerais sobre o PPG-LNCC, incluindo escopo, objetivos, linhas de pesquisa e estrutura organizacional, bem como os principais marcos acadêmicos, grade de disciplinas e informações importantes sobre o regimento do programa. A palestra ainda aborda resultados do PPG-LNCC, como destino de egressos e produção intelectual.
Breve currículo: Antônio Tadeu A. Gomes possui graduação em Informática - Magna Cum Laude - pela UFRJ (1995), mestrado e doutorado em Informática pela PUC-Rio (1999 e 2005). Atualmente é pesquisador do LNCC, atuando nos grupos de pesquisa MARTIN e IPÊS e no Comitê Gestor do supercomputador Santos Dumont. É coordenador e leciona na Pós-graduação em Modelagem Computacional do LNCC. Seus principais interesses são na ampla área de modelagem de sistemas intensivos de software, englobando sistemas em rede, sistemas distribuídos, sistemas de simulação numérica, sistemas de computação de alto desempenho e sistemas de aprendizado de máquina. É membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Association for Computing Machinery (ACM).
Título: Representação Discente do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional.
Palestrante: Andres Mauricio Neves Chacón, representante discente da PG-LNCC
Resumo: Esta palestra tem como objetivo apresentar aos novos alunos a natureza, a finalidade e a composição do comitê de representação discente. Serão expostas informações gerais sobre os objetivos do comitê de representação estudantil, as responsabilidades atribuídas a cada um de seus membros e o funcionamento das eleições anuais. A palestra complementa brevemente as informações apresentadas pelo coordenador da pós-graduação, somando-se à saudação de boas-vindas aos novos alunos.
Veja também: