A escola, localizada em Petrópolis, é a única da rede estadual do RJ a ser selecionada
Mariana Machado estagiária
O CIEP Cecília Meireles (Centro Integrado de Educação Pública), localizado em Corrêas, foi a única escola estadual do Rio de Janeiro a ser selecionada na Olimpíada Brasileira de Empreendedorismo, e está entre as 30 melhores equipes do país.
Orientados pela professora Iulie Toman, os jovens Kemily Coelho Jaloto, Nathaly da Conceição Sant’ana, Rafaela Barreiros Favero, Victor da Costa Martins Junior, foram selecionados na Categoria 2, que corresponde aos alunos a partir do 9º ano escolar.
Para a professora a conquista é muito importante para a escola, ainda mais porque as equipes são de escolas públicas e particulares, por isso, para ela, “nossa escola, CIEP Cecilia Meireles estar entre essas, já é uma grande vitória”.
“O projeto é pensado a partir do protagonismo de nossos estudantes e a docência desenvolve essa construção em conjunto, impulsionando as propostas”, explica a professora. Para o cenário petropolitano, ela acredita que “as classificações em prêmios, de diversas vertentes, se dão a partir da possibilidade de desenvolvimento de ideias incríveis. Acreditar, dar voz, estimular ações de iniciativa e vivências do cotidiano possibilitam essas e outras conquistas”.
O projeto, intitulado Petro Wish, tem um total de oito jovens. A situação problema é em relação aos ônibus, com busca de soluções relacionadas ao trânsito, civilidade, acessibilidade, assédio, entre outros.
Parte deste grupo é responsável pela criação de um produto anti-assédio, com a proposta de criar um aplicativo com funcionalidades de segurança. “Essa startup nos levou a conquista da seleção entre as trinta melhores equipes do país”, explica.
O projeto foi realizado durante as aulas da disciplina de Projeto de Intervenção e Empreendedorismo, e segue em produção. “Pretendemos criar um protótipo. Estamos tendo reuniões com empresas quanto a orçamentos, e buscamos parcerias para que essa conquista seja muito além do escolar, mas de prática e utilização real”, afirma a docente.
A partir desta seleção, os estudantes receberão a mentoria da organização da Olimpíada, onde poderão aprimorar o modelo de negócios. “Estarão também desenvolvendo um ‘pitch’ (apresentação curta e direta, geralmente utilizada por empreendedores para apresentar sua ideia de negócio, produto ou serviço a potenciais investidores), e uma estrutura de protótipo do produto. Haverá nova seleção que elegerá as dez melhores equipes, que participarão do evento final com transmissão ao vivo por Youtube, onde três equipes serão premiadas. Estamos nos dedicando no desejo e empenho de novas vitórias”, diz a professora, que acredita no potencial do projeto.
Além disso, ela ressalta que, para os alunos, participar do projeto e ter esse reconhecimento ajuda na ampliação de conhecimentos e construção de habilidades dos alunos, a partir de uma situação proposta enquanto ideia, mas que é possível ser realidade.
“Desejo, enquanto docente, que estejam no pódio. Minha credibilidade no potencial do protagonismo juvenil é enorme! Mas muito além dessa competição acredito e desejo que cheguem, em suas vidas, a lugares inimagináveis, pois vivenciamos dificuldades durante os projetos. São meses de dedicação e perseverança, mas é possível vencer! Que essas experiências nos projetos sejam significativas por toda trajetória da vida de cada um”, conclui.
Veja também: