Edição anterior (3790):
sábado, 08 de março de 2025


Capa 3790

Cineclube Casa Stefan Zweig exibe “Maria Antonieta” de Sofia Coppola

Exibição seguida de debate com a psicanalista Sigrid Haack

Reprodução
Reprodução

A obra "Maria Antonieta , retrato  de uma mulher comum " de Stefan Zweig  (1932) é exemplo da destreza do autor como biógrafo, traçando perfis psicológicos no âmbito de fatos históricos. Com maestria, Stefan Zweig percorre cronologicamente a vida de Maria Antonieta, desde a menina forasteira na corte francesa, até as questões mais íntimas das preocupações de um jovem casal atravessado pelos interesses políticos e pelas especificidades anatômicas do futuro rei decapitado. Uma apresentação especial ocorrerá neste sábado (08), às 17h, com entrada franca e lugares limitados na Casa Stefan Zweig.

O filme “Marie Antoinette” (EUA, 2006) de Sofia Coppola também é uma biografia da jovem rainha. Apesar de a diretora assumir não ter se inspirado na Maria Antonieta de Stefan Zweig, ela recria a personagem como se quisesse lhe fazer justiça histórica. A exibição do filme será seguida de debate com a psicanalista Sigrid Haack no sábado, Dia da Mulher, 8 de março, às 17h, com entrada franca e lugares limitados.
“A história da revolução francesa é acompanhada pelas mãos de Stefan Zweig na humanidade dessa figura emblemática da queda dos monarcas e da chegada do novo tempo. O autor faz o leitor participar como voyeur da relação entre o construir da mulher Maria Antonieta e os acontecimentos disparadores das tensões e articulações políticas”, comenta a psicanalista.

Sinopse:
Uma adolescente austríaca se casa com o delfim da França e se torna a rainha do país depois da morte do Rei Luís XV em 1774. Anos mais tarde, após uma vida de luxo e privilégio, Maria Antonieta perde sua cabeça na guilhotina durante a Revolução Francesa.
Sobre Sigrid Haack
Bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes -UFRJ, Graduada em Psicologia. Psicanalista membro do Fórum do Campo Lacaniano da Região Serrana do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Clínica e Teoria Psicanalítica


Sobre a Casa Stefan Zweig
A CASA STEFAN ZWEIG é uma entidade cultural de direito privado, sem fins lucrativos, que homenageia a memória do escritor austríaco na casa que foi sua última morada. É também um Memorial do Exílio destinado a divulgar as obras de outros artistas, intelectuais e cientistas que se refugiaram no Brasil durante o período 1933-1945 e que contribuíram para a cultura, as artes e a ciência do país. Fiel ao ideário de Zweig, é um centro de referência em defesa da paz, do humanismo e da democracia.
Desde 2013, o Cineclube Casa Stefan Zweig exibe filmes inspirados na obra de Stefan Zweig e documentários, com sessões mensais sempre seguidas de debate com convidados. É um espaço de trocas e reflexão sobre diferentes temas sensíveis às comunidades petropolitanas como a cidade, direitos, combate ao racismo e à intolerância, literatura, artes visuais, psicanálise, música, história, sempre com entrada franca.

O Cineclube Casa Stefan Zweig integra a Programação Cultural 2025 da Casa Stefan Zweig, com apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio do edital municipal do Cultura Viva do Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Serviço:
Cineclube Casa Stefan Zweig: MARIE ANTOINETTE (Sofia Coppola, EUA, EUA, 2007) debate com a piscanalista Sigrid Haack
Data: sábado, 8/3/2024
Horário:  17h
Local: Casa Stefan Zweig Rua Gonçalves Dias, 34
Entrada franca lugares limitados

Edição anterior (3790):
sábado, 08 de março de 2025


Capa 3790

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral