Cineclube Casa Stefan Zweig exibe o filme sobre os últimos dias do líder nazista: sábado 10/5/1925, 16h30, seguido de debate com a crítica Susana Schild
Há exatos 80 anos, boa parte da Europa estava destruída, resultado de seis anos de sangrentos conflitos. Para refletir sobre o fim da Segunda Guerra Mundial, o Cineclube Casa Stefan Zweig exibe o filme “A queda”, ambientado durante a batalha em torno de Berlim, com a Alemanha à beira da derrota. Baseado no livro A queda: Hitler e o fim do Terceiro Reich, do historiador Joachim Fest e no relato escrito pela ex-secretária particular de Hitler, Traudl Junge, o filme descreve os últimos dias de Hitler (interpretado por Bruno Ganz) no famoso bunker do Führer. O diretor Hirschbiegel usou relatos de testemunhas oculares, memórias de sobreviventes e outras fontes históricas durante a produção para reconstruir o visual e a atmosfera da Berlim dos anos 1940. O filme estreou em 2004, provocando polêmica por retratar o lado humano de Hitler. Foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Sinopse: Em 1942, na Toca do Lobo, Hitler escolhe Traudl Junge entre um grupo de cinco candidatas para ser sua secretária. O filme avança até o aniversário de 56 anos de Hitler, no dia 20 de abril de 1945, quando Traudl é acordada pela artilharia soviética. A partir daí, retrata os momentos dramáticos do líder nazista e de seus asseclas no bunker, até a assinatura da rendição aos Aliados. Sem saída, antes de se matar, Hitler dita um testamento pessoal para Junge antes de se casar com sua companheira Eva Braun. Ao ajudante de ordens, Hitler ordena que seu corpo e o de Eva Braun sejam incinerados. No caos da queda da cidade, a secretária Traudl consegue passar pelas linhas russas, escapando de Berlim com uma bicicleta junto com o menino soldado Peter.
Sobre a debatedora: Formada pela Escola de Comunicação da UFRJ, Susana Schild é jornalista, crítica de cinema e roteirista.
Sobre a Casa Stefan Zweig: A CASA STEFAN ZWEIG é uma entidade cultural de direito privado, sem fins lucrativos, que homenageia a memória do escritor austríaco na casa que foi sua última morada. É também um Memorial do Exílio destinado a divulgar as obras de outros artistas, intelectuais e cientistas que se refugiaram no Brasil durante o período 1933-1945 e que contribuíram para a cultura, as artes e a ciência do país. Fiel ao ideário de Zweig, é um centro de referência em defesa da paz, do humanismo e da democracia.
Desde 2013, o Cineclube Casa Stefan Zweig exibe filmes inspirados na obra de Stefan Zweig e documentários, com sessões mensais seguidas de debate com convidados. É um espaço de trocas e reflexão sobre diferentes temas sensíveis às comunidades petropolitanas como a cidade, direitos, combate ao racismo e à intolerância, literatura, artes visuais, psicanálise, música, história, sempre com entrada franca.
O Cineclube Casa Stefan Zweig integra a Programação Cultural 2025 da Casa Stefan Zweig, com apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio do edital municipal do Cultura Viva do Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Serviço:
Cineclube Casa Stefan Zweig: A queda os últimos dias de Hitler (Alemanha, Áustria, 2016, 106 min)
Debate com a crítica Susana Schild
Sábado, 12/4/2025, 16h30
Local: Casa Stefan Zweig Rua Gonçalves Dias, 34
Entrada franca lugares limitados
Veja também: