Após 40 edições, é a primeira vez que a competição é realizada na América do Sul
O governador Cláudio Castro recebeu a comitiva do Mundial de Ginástica Rítmica, no Palácio Laranjeiras, onde foi realizado o lançamento oficial da competição, nessa segunda-feira (18/08). O Governo do Estado investe cerca de R$ 15 milhões no evento. Após 40 edições em outros continentes, essa é a primeira vez que o Mundial acontece na América do Sul.
Investir na realização desta edição do Mundial de Ginástica Rítmica é uma ação estratégica, que além de fomentar o esporte, movimenta a economia local, incentivando o turismo e gerando empregos em diversos setores. A ginástica tem atuado quase como um garimpo, os atletas têm trazido várias medalhas preciosas celebrou o governador Cláudio Castro.
A competição acontece entre os dias 20 e 24 de agosto, na Arena Carioca 2, na Barra da Tijuca. Essa edição será a maior da história da modalidade: reunirá 78 nações, incluindo 18 das Américas, superando a marca anterior registrada no Mundial de 2023, em Valência, na Espanha, que contou com 62 países.
Receber no Rio de Janeiro a maior edição da história do Mundial de Ginástica Rítmica é motivo de imenso orgulho para o nosso estado e para todo o Brasil. Ter esse evento inédito na América do Sul reforça o nosso papel como referência na organização de grandes encontros esportivos. É também uma oportunidade de celebrar o talento e a dedicação das melhores ginastas do planeta destacou o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
No total, 111 ginastas disputarão o torneio individual, enquanto 36 conjuntos entrarão em ação números que também representam um crescimento expressivo em relação à última edição, que registrou 92 atletas e 24 conjuntos.
A composição dos grupos e a ordem de apresentações foram definidas em um torneio realizado online. O Brasil competirá no grupo 2 do individual e no grupo 1 em conjunto. Os ingressos para o público estão disponíveis no site ingresse.com .
Veja também: