Edição anterior (3774):
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025


Capa 3774

Cláudio Castro anuncia novo modelo de financiamento para o Carnaval de 2026

Verba destinada às escolas será paga em duas parcelas e terá previsão no orçamento oficial do Estado

foto: Carlos Magno
foto: Carlos Magno

O governador Cláudio Castro anunciou nesta quarta-feira (19/02) que, a partir de 2026, o financiamento do Carnaval será realizado diretamente pelo Estado, com previsão no orçamento oficial, e a verba destinada às escolas será paga em duas parcelas. A mudança visa garantir maior estabilidade e segurança financeira para o evento. Até então, os recursos eram disponibilizados por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

-  A partir do ano que vem, todo o dinheiro do Carnaval estará na Lei Orçamentária Anual do Rio de Janeiro. Isso demonstra com clareza que nosso apoio ao Carnaval não é só uma política do governo A, B ou C, mas é uma política do Estado do Rio de Janeiro, pela valorização do Carnaval - afirmou o governador Cláudio Castro.

Em reunião com líderes das agremiações da Série Ouro do Carnaval, no Palácio das Laranjeiras, o governador detalhou porque a verba será dividida em duas parcelas: a primeira será paga no ano anterior ao evento, para facilitar a aquisição de materiais, e outra no próprio ano, destinada ao pagamento de pessoal.

-  É um grande momento, a Série Ouro consegue ter esse olhar tão especial do Governo do Estado. Quando você inclui dentro do orçamento do governo, você está valorizando a cultura do Carnaval. É um momento de muita alegria porque a gente sabe que ano a ano, nós vamos estar ali contando com a Cultura. Tenho muito a agradecer ao Governador Cláudio Castro por olhar que o Carnaval não é uma despesa, e sim um investimento, uma cadeia produtiva, onde a gente emprega centenas de milhares de pessoas - afirmou o presidente da Liga RJ, Hugo Junior.

Investimento recorde em 2025

Este ano a verba destinada ao Carnaval foi de R$ 40 milhões, incluindo um aporte emergencial de R$ 16 milhões para as escolas da Série Ouro, após o incêndio ocorrido na fábrica de fantasias, em Ramos.

Para a secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, as medidas para valorização do Carnaval fortalecem a expressão e a vontade popular do Rio de Janeiro. Além disso, segundo a secretária, essas ações permitem ao estado desenvolver ainda mais as comunidades que estão conectadas as agremiações.

-  A instituição do Carnaval, que cada vez mais tem se profissionalizado, cumprindo todos os requisitos para ter, de fato, direito ao recurso público. A gente olha para o Carnaval, enxergando não só a Avenida, mas também olhando para os empregos que ele gera. Esse dinheiro também simboliza reconhecimento à tradição e ao serviço prestado - afirma.

O presidente da Acadêmicos de Santa Cruz, Leonardo Siqueira de Souza, também falou sobre a importância do investimento estadual para o Carnaval fluminense.

-  A gente consegue gerar emprego ali dentro da quadra, com as pessoas que trabalham como aderecistas, envolvendo todo um processo ali dentro do nosso bairro. Então, esse recurso que é concedido para as escolas é muito importante para a gente. Além de movimentar o bairro, a gente consegue agregar e movimentar o carnaval. É um sentimento de gratidão. A gente tinha muita dificuldade. Com o governador Cláudio Castro liberando esse recurso, para a gente, foi a luz no fim do túnel. Isso deu gás e força para podermos manter essa cultura maravilhosa que é o Carnaval - afirmou Leonardo.

Edição anterior (3774):
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025


Capa 3774

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral