Edição anterior (4094):
quarta-feira, 26 de novembro de 2025


Capa 4094

Cláudio Castro apresenta propostas à comissão especial da PEC da Segurança e defende reorganização das competências policiais

Governador reforça necessidade de novo modelo de financiamento e de autonomia dos estados no sistema de segurança pública

 Foto: Ernesto Carriço
Foto: Ernesto Carriço


O governador Cláudio Castro apresentou, nesta terça-feira (25/11), propostas de alterações da PEC da Segurança, durante audiência da Comissão Especial que debate o tema, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Entre os pontos defendidos, estão a autonomia nos ciclos de competência das polícias, a preservação da subordinação das polícias estaduais aos governadores e a criação de um modelo de compensação financeira aos estados que utilizam recursos próprios para combater crimes de natureza federal.

A nossa Constituição já não reflete mais o cenário que vivemos. O crime mudou de natureza, domina territórios, impõe regras e explora economicamente comunidades inteiras. É preciso mudanças. Para que a PEC seja eficaz, é essencial estabelecer bases constitucionais sólidas e garantir que a União exerça papel coordenador sem desestruturar a autonomia dos estados afirmou Cláudio Castro.

O governador do Rio também propôs a destinação de parte da arrecadação das plataformas de apostas as bets para o financiamento da segurança pública, além da criação de um Conselho Nacional de Segurança Pública mais enxuto, com maior independência e efetividade. Castro reforçou ainda a necessidade de ajustes na atuação da Polícia Federal dentro do sistema de competências e a separação dos fundos penitenciários e de segurança pública, medida considerada fundamental para aprimorar a gestão dos recursos.

Para o governador, as dificuldades enfrentadas no setor não decorrem da falta de investimento por parte dos estados, mas de um modelo institucional defasado.

Somente o Rio de Janeiro investe R$ 16 bilhões por ano em segurança pública. O que está errado não é o esforço dos estados, é a divisão das competências destacou.

Debate sobre a PEC da Segurança

Instalada em 9 de setembro de 2025, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados é responsável por discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, apresentada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A PEC busca constitucionalizar o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e redefinir as competências federativas para modernizar a atuação dos entes no enfrentamento ao crime organizado.

Edição anterior (4094):
quarta-feira, 26 de novembro de 2025


Capa 4094

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral