Edição anterior (3571):
quinta-feira, 15 de agosto de 2024


Capa 3571

Clínica de saúde sofre tentativa de golpe por falso fiscal da Vigilância Sanitária

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Lucas Klin - especial para o Diário

Nessa quarta-feira (14/08), uma empresa da área de saúde em Petrópolis foi alvo de uma tentativa de golpe por parte de um indivíduo que se passou por Francisco Miranda, suposto chefe da Vigilância Sanitária municipal. A Clínica Check-Up foi contatada pelo golpista por volta das 8h30. O impostor, habilmente, alegou estar acompanhado de um representante do Ministério Público e do Procon, criando um status de autoridade e urgência.

A abordagem do falso fiscal foi meticulosa. Ele mencionou questões relacionadas à regularização das clínicas e à documentação exigida, criando uma atmosfera de preocupação e necessidade de ação imediata. No entanto, sua verdadeira intenção veio à tona quando ele propôs facilitar a visita de inspeção mediante um pagamento em dinheiro de R$1.500,00 via Pix. A oferta foi prontamente recusada pela clínica.

Houve uma mensagem enviada para o diretor administrativo, Leonardo Gall, da pessoa se identificando como chefe da Vigilância Sanitária do município de Petrópolis que iria fazer uma vistoria em 30 estabelecimentos da saúde e supostamente a Check Up foi selecionada, relatou o Dr. Aloisio Barbosa da Silva Filho, diretor médico da clínica.

O golpista, no entanto, não contava com a boa relação entre a Vigilância Sanitária e a Clínica Check-Up. Desconfiado com a situação, o Dr. Aloisio, logo entrou em contato com órgão e descobriu que se tratava de um golpe. A foto do falso fiscal foi compartilhada com as autoridades, que confirmaram que se tratava de uma fraude. Surpreendentemente, a foto de perfil usada pelo golpista correspondia a de uma pessoa falecida, o que reforçou a gravidade da situação.

Entramos em contato com a Vigilância Sanitária, mostramos a foto do indivíduo e o pessoal responsável pela vigilância confirmou que é um golpe. Essa pessoa não existe e não trabalha no órgão, constatou Aloisio.

Entendemos que se tratava de um golpe já alertado por meio de vários veículos de comunicação, TV, jornais, blogs etc. e assim agindo da forma correta ignoramos o contato realizado, concluiu o Diretor Administrativo, Leonardo Gall.

É importante destacar que o órgão de Vigilância Sanitária do município não adota o procedimento de solicitar pagamentos em espécie para evitar inspeções. Essa prática é irregular e deve ser denunciada. Estou aqui alertando a todos os colegas, todos os profissionais de saúde, todos os estabelecimentos de saúde para tomarem cuidado e ficarem alerta, salientou Dr. Aloisio em um áudio no Whatsapp para colegas da área.

Ainda não há informações sobre a verdadeira identidade do golpista. Segundo os diretores da clínica, a polícia não foi acionada, apenas a Vigilância Sanitária.

A Secretaria de Saúde reforça que não realiza agendamentos de inspeções por telefone nem solicita qualquer tipo de pagamento para evitar visitas. A orientação é para que todos desconfiem de abordagens suspeitas e, caso recebam este tipo de ligação, que entrem imediatamente em contato com a Vigilância Sanitária, através dos números (24) 2246-9209 / 2246-9041, para informar a situação. Além disso, as vítimas devem dirigir-se a uma das delegacias da cidade para formalizar o registro da ocorrência.

Edição anterior (3571):
quinta-feira, 15 de agosto de 2024


Capa 3571

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral