O encontro ocorre de forma virtual a partir das 19h, utilizando a plataforma Google Meet
Psicanalista e escritora belga Jacqueline Harpman, falecida em 2012, deixou vários livros escritos
Neste dia 5 de junho, o clube de leitura Leia Mulheres Petrópolis promete uma imersão no universo distópico da escritora e psicanalista belga Jacqueline Harpman, por meio da discussão de sua obra "Eu que nunca conheci os homens". O livro, ambientado em um cenário intrigante e opressivo, narra a história de quarenta mulheres confinadas em uma cela subterrânea, sob constante vigilância de guardas silenciosos. A narrativa toma um rumo inesperado quando essas mulheres finalmente conseguem a tão almejada liberdade, lideradas por uma jovem em um território completamente desconhecido e hostil.
O evento, conduzido por Linda Feitoza e Drica Madeira, acontecerá de forma virtual a partir das 19h, utilizando a plataforma Google Meet. A participação está aberta a todos os interessados, que podem solicitar o link do evento por meio das redes sociais do Leia Mulheres Petrópolis, disponíveis no Instagram e no grupo Leia Mulheres Petrópolis-RJ no Facebook.
Saiba mais sobre o Leia Mulheres
O Leia Mulheres é um coletivo que busca promover e ampliar a visibilidade de obras escritas por mulheres, enfrentando as barreiras muitas vezes encontradas no mercado editorial. Originado da hashtag #readwomen2014, criada pela escritora britânica Joanna Walsh, o movimento se materializou em clubes de leitura ao redor do mundo, incluindo o Brasil, onde teve início em 2015 pelas mãos de Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques.
Em Petrópolis, o Leia Mulheres está ativo desde 2017, realizando encontros mensais na primeira quarta-feira de cada mês. O projeto conta com parcerias importantes, como o apoio do Cefet/RJ Petrópolis, por meio de sua Biblioteca e do Núcleo de Estudos em Educação e Linguagem (NELINE), através do projeto de extensão "Leia Mulheres: mediação de leitura".
Uma das principais características do Leia Mulheres é a abertura dos encontros a todos, independentemente da leitura prévia da obra em discussão. O projeto visa não apenas a divulgação das obras, mas também o estímulo ao debate e a criação de um espaço de encontro para pessoas com interesses comuns no universo literário feminino.
Importante ressaltar, que a presença nos encontros não está condicionada à leitura do livro, uma vez que o projeto busca também a divulgação da obra, o estímulo à troca de ideias e o encontro entre pessoas com interesses comuns.
Veja também: