Edição anterior (4095):
quinta-feira, 27 de novembro de 2025


Capa 4095

Coletores de lixo podem entrar em greve neste sábado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Darques Júnior Especial para o Diário

A coleta de lixo na cidade, que já anda prejudicada, pode ser suspensa no próximo sábado (29). É o que ameaça um grupo de coletores, funcionários da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis Comdep. Segundo eles, caso o pagamento da primeira parcela do 13º salário não seja realizado, até esta sexta-feira (28), haverá paralisação dos serviços. Entre as reivindicações estão também questões trabalhistas como falta de pagamentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), mesmo sendo descontados da folha de pagamento mês a mês. “Desde fevereiro não está sendo depositado o FGTS e está sendo descontado do nosso salário”, afirmou um coletor.

Ainda de acordo com relatos dos coletores, o modelo de carga horária de trabalho também não está sendo respeitado, uma vez que precisam trabalhar entre 13 e 15 dias corridos para ter uma folga. Além disso, há reclamações referentes ao horário de almoço que, segundo eles, não é cumprido, mesmo sendo registrado em folhas de ponto e descontado. “Não somos bem remunerados e o pouco que recebemos é atrasado pela prefeitura”, reclamou.

Os funcionários recorreram ao vereador Léo França que, em nota ao Diário, disse que “Tenho cobrado e denunciado aos órgãos competentes para que a Prefeitura faça todos os pagamentos em dia. É inadmissível que o trabalhador, que mantém a cidade funcionando diariamente, não receba o que é seu por direito e dentro do prazo. Além disso, estou cobrando que o depósito do FGTS dos funcionários seja regularizado o mais rápido possível. Não se trata de favor, é obrigação legal. Esses profissionais merecem respeito, valorização e dignidade. Não vou me calar diante do sofrimento dos funcionários que, todos os dias, dão o melhor de si pela nossa cidade e ainda precisam conviver com a insegurança do salário atrasado e a violação de seus direitos”.

Na última terça-feira (25), em audiência realizada na 4° Vara Civil pelo Dr. Jorge Luiz Martins Alves, o prefeito Hingo Hammes apresentou um cronograma de pagamentos dos servidores públicos do município. O calendário, proposto pelo prefeito, estabeleceu que os pagamentos do mês de novembro sejam realizados até o quinto dia útil do mês de dezembro deste ano (5 de dezembro), a primeira parcela dos pagamentos do 13° salário até o dia 23/12 e os pagamentos referentes a dezembro serão realizados no quinto dia útil de janeiro (previsto para o dia 8 de janeiro de 2026).

Em nota, a Prefeitura informa que os colaboradores da Comdep cumprem carga horária regular e recebem integralmente os valores referentes às horas extras realizadas, mesmo diante da crise financeira enfrentada pelo município. De qualquer forma, as situações apresentadas serão apuradas para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

"Parte dos pagamentos aos servidores da Comdep já foi efetuada nesta quinta-feira (27), antecipando o prazo do 5º dia útil (05 de dezembro). Em relação ao 13º salário, o pagamento estava previsto para o dia 23 de dezembro, porém a data foi antecipada para o dia 19 de dezembro, conforme o calendário divulgado. A Prefeitura segue dialogando com os servidores e trabalhando para garantir transparência em todas as ações. O município atravessa um período de dificuldades financeiras e vem adotando medidas para equilibrar as contas. A administração pede a confiança dos servidores e reforça que está empenhada em cumprir todas as obrigações", afirmaram.

Edição anterior (4095):
quinta-feira, 27 de novembro de 2025


Capa 4095

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral