COLUNISTA
Na noite do dia 29 de abril passado, ocorreu a solenidade de entrega dos diplomas e medalhas aos agraciados com o Prêmio APL, edição de 2023. Também foram entregues os diplomas aos novos membros honorários, correspondentes e prestadas homenagens especiais a pessoas e entidade diversas, conforme informado na edição quinzenal anterior desta coluna. Ao final do evento o Vereador Fred Procópio, representando a Câmara Municipal, fez a entrega do Diploma e da Comenda da Medalha Koeler que havia sido outorgada à Academia por ocasião do transcurso de seu Centenário, em 2022. Estavam presentes familiares, amigos dos premiados e autoridades, dentre as quais a Secretaria Municipal de Cultura Diana Iliescu. Trazemos aqui alguns registros de imagens desse evento que ocorreu no Teatro Imperial (antigo Teatro Santa Cecília).
Um expressivo número de acadêmicos titulares compareceu à solenidade. Da direita para a esquerda vemos os Acadêmicos Paulo Cesar dos Santos, Carolina Freitas, Antônio Taulois, Maria Isabel Sá Earp Chaves, Gastão Reis, Miguel Pachá, Guedes Vaz, Enrico Mattievich, Marcelo Fernandes e Luiz Carlos Gomes. Ao centro o Vereador Fred Procópio, entregando o Diploma e a Medalha Koeler ao Presidente Leandro Garcia. Em seguida os acadêmicos Fátima Argon, Cleber Alves, Gerson Valle, Marco Aureh, Joaquim Eloy, Fernando Costa, Carmen Felicetti e Lúcio Gil.
Acadêmicos Fernando Costa e Fátima Argon, com o Presidente Leandro Garcia, que foi agraciado com o Prêmio APL como Acadêmico do Ano.
O gestor cultural Paulo Lopez e a atriz Sabrina Korgut recebendo o Prêmio Associação de Ciências e Letras, na categoria entidade cultural de destaque no ano, que foi outorgado ao Teatro Imperial.
O Prêmio Germana Gouveia, outorgado a profissionais da educação, foi conferido ao Professor Francisco Rohling pelos 60 anos de dedicação ao magistério jurídico na UCP.
O Prêmio Said Ali, outorgado especificamente a professores de língua portuguesa e literatura, foi conferido ao Professor Bibiano Gomes de Almeida Filho por seu trabalho na formação de gerações de professores nessa área em nossa cidade.
Dentre os que foram admitidos como acadêmicos honorários da APL está o Príncipe Dom Pedro Carlos de Orléans e Bragança, nesta foto recebendo seu diploma.
Também foram admitidos novos membros correspondentes da APL, dentre os quais o advogado, professor e desembargador aposentado Gustavo Grandinetti, que foi um dos idealizadores do I Festival Literário Internacional FLI-Petrópolis, ocorrido de 01 a 05 de maio em nossa cidade.
O Prêmio Alcindo Gomes, outorgado a profissionais da imprensa, foi conferido jornalista Rogério Tosta.
Ao final do evento o Coral de Petrópolis, sob a regência do Maestro Rodrigo D´Ávila (que foi agraciado com o Prêmio Paulo Carneiro, para profissionais da música), fez uma apresentação que encantou os presentes.
Além do Prêmio APL foram prestadas homenagens especiais ao jornalista Vinicius Fernandes e à empresa Copioza Cópias (representada pelo Dr. Fábio Carvalho, na foto recebendo seu diploma) em agradecimento pelo apoio à academia.
O Vereador Fred Procópio, autor da indicação aprovada pela Câmara Municipal, entregando o Diploma e a Medalha Koeler ao Presidente da APL, Acadêmico Leandro Garcia.