COLUNISTA
O escritor Antônio Torres, nosso confrade na APL e Imortal da Academia Brasileira de Letras, foi o autor homenageado da FliJunco, 1ª Festa Literária de Sátiro Dias/BA, sua cidade natal. O evento realizado entre 18 e 20 de setembro teve como tema “Literatura, identidade e pertencimento”, inspirado na expressão “Essa é a terra que me pariu”, extraída do livro “Essa Terra”, de autoria de Torres. A programação foi abrangente, com palestras, exibição do documentário “Antônio, o menino que queria ser Castro Alves” - curta-metragem que retrata vida e obra do autor, sessões de autógrafos, apresentação musical, exposições, oficinas de poesia e de teatro. A Biblioteca Antônio Torres foi um dos palcos da Festa Literária, que também contou com a participação de seus irmãos, os escritores Décio Torres e Tom Torres, dentre outros autores e artistas locais. Emocionado com tamanha homenagem e com a plateia que lotou os espaços, o ilustre filho de Junco inicia sua fala dizendo: “Não sei se rio ou se choro, é demais para o meu velho coração uma homenagem dessa”. Nós sabemos que ele merece.
2ª edição da Flipetrópolis já tem data
A segunda edição da Flipetrópolis está confirmada para o mês de novembro de 2025, e será realizada entre os dias 26 e 30. O presidente da Academia Petropolitana de Letras, professor Marcelo J. Fernandes, participou da reunião que deliberou o evento, com presença do prefeito Hingo Hammes e do gestor operacional da Festa Literária, Afonso Borges, que destacou a importância da APL para a Flipetrópolis, afirmando ser a alma do festival, que é de Petrópolis. Ainda estiveram presentes o presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Adenilson Honorato, o desembargador e escritor Luis Gustavo Grandinetti e Guilherme, que representou a multinacional GE Celma (patrocinadora do evento). A primeira edição da Flipetrópolis foi contemplada com o Prêmio APL para Associação de Ciências e Letras, e o professor Marcelo Fernandes aproveitou o ensejo para entregá-lo em mãos ao gestor Afonso Borges.
APL abre calendário de palestras
O desembargador e escritor Luis Gustavo Grandinetti iniciará o calendário de palestras agendadas pela Academia Petropolitana de Letras, de outubro a dezembro de 2025, em sua sede social, Casa Cláudio de Souza, Praça da Liberdade. A palestra será realizada no dia 04 de outubro, das 9:30 às 12h, terá como tema “Mário Quintana: o Passarinho do Contra”, baseado na biografia do poeta Mário Quintana, escrita por Grandinetti e publicada em 2024. Os próximos palestrantes com as respectivas datas serão divulgados em nossa próxima coluna, neste jornal.
Ivone Alves Sol
Diretora de Cultura e Cerimonial