COLUNISTA
A escritora e jornalista petropolitana Sandra Brito, que também é acadêmica honorária da APL, participou em outubro passado da Feira do Livro de Frankfurt, a maior do mundo no setor. No evento, Sandra lançou a coletânea bilíngue de poemas intitulado "Contos e encantos da Fauna Brasileira". Além disso, ela participou do Sarau da Câmara Brasileira do Livro, no estande do Brasil, e palestrou sobre os livros de sua autoria: "O tom confessional e autobiográfico na epistolografia de Machado de Assis" e "A experiência exílica na poesia".
Nossa confreira também esteve em Bucarest, onde foi recebida pelo embaixador do Brasil na Romênia, sr. Ricardo Guerra e pelo adido cultural, sr. Ronaldo Vieira, para ser empossada no Núcleo Acadêmico de Letras da Romênia, ao lado de notáveis escritores magiares. Na foto, a escritora presenteia o escritor e acadêmico Dinu Flamand tradutor de Fernando Pessoa no país com um exemplar de seu livro sobre Machado de Assis.
"Os papéis de D. Pedro II: quantas contações cabem num arquivo pessoal?"
Dando sequência ao ciclo de palestras comemorativas ao bicentenário de D. Pedro II cujo início foi no dia 18 de outubro, quando Marcelo J Fernandes, presidente da Academia, proferiu uma breve conferência sobre o mecenato, a tradução e a poesia do nosso imperador (“D. Pedro II, um beletrista”), seguido de debate e perguntas suscitadas pelo pequeno e atuante público presente - desta feita, no próximo sábado, dia 8/11, às 10h, na Casa Cláudio de Souza ( Pça da Liberdade, 247 Centro), a Academia Petropolitana de Letras tem o prazer de promover a palestra "Os papéis de D. Pedro II: quantas contações cabem num arquivo pessoal?", que será proferida pela historiadora Alessandra Fráguas, Doutoranda e Mestre em História Política pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em História pela Universidade Católica de Petrópolis e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi pesquisadora do Museu Imperial/Ibram (20082024), é editora do "Anuário do Museu Imperial-nova fase" (2020-atual) além de, atualmente, desenvolver projetos curatoriais e editoriais, no Museu Imperial. É associada titular do Instituto Histórico de Petrópolis.
Será uma excelente e rara oportunidade de ouvir uma expert sobre as inúmeras anotações em arquivo de um minucioso e atento redator.
A entrada é franca.
E vem aí a II FLIPETRÓPOLIS !!! Estamos a menos de um mês em grande expectativa desse festival literário com inúmeras atrações, escritores consagrados, em programação nacional e local. A Academia Petropolitana de Letras apoia o evento. De 27 a 30 de novembro, no Palácio de Cristal. Entrada franca. Não percam!!!