Edição anterior (4116):
terça-feira, 16 de dezembro de 2025


Capa 4116
Academia Petropolitana de Letras

COLUNISTA

Academia Petropolitana de Letras

Sucesso de público e de crítica

Foto 1

O lançamento do livro “O Centenário da Academia Petropolitana de Letras”, do escritor acadêmico e diretor Cleber Alves, durante a segunda edição do Flipetrópolis, foi um sucesso de público e de crítica.  A publicação, que reúne a trajetória centenária da APL, é enaltecida como uma verdadeira obra de arte. Outro destaque é para a cuidadosa pesquisa do autor, que além de elencar com muita precisão os principais acontecimentos ao longo dos anos, consegue ilustrá-los com fotografias e documentos surpreendentes. Cleber Alves também realizou uma tarde de autógrafos na Livraria Nobel, onde o livro é vendido. Os leitores ainda podem encontrar a obra documental na papelaria Semadri e na loja da Catedral de Petrópolis. Uma ótima sugestão para um presente precioso neste Natal.

Leandro Garcia lança livro histórico

Foto 2

“Dom Pedro II e a Cultura Hebraica” é o novo livro do escritor acadêmico e vice-presidente da APL, Leandro Garcia, publicado pela editora Francisco Alves. É uma obra que documenta a paixão do Imperador do Brasil pelo conhecimento das culturas e idiomas orientais, com destaque para a hebraica. Resultado de uma minuciosa pesquisa que refaz a histórica expedição de Dom Pedro II ao Oriente Médio no final de 1876, passando um tempo considerável nas cidades que compõem a Terra Santa, em especial Jerusalém. Além de um registro de viagem, a obra é um tesouro de documentos primários. Reunindo, pela primeira vez, a íntegra da documentação produzida pela comitiva imperial brasileira: cartas, diários, fotografias e inúmeras traduções realizadas pelo próprio imperador. Uma leitura essencial para historiadores, estudantes e para todos aqueles interessados em descobrir a dimensão intelectual de Dom Pedro II, demonstrando como seu fascínio por Israel e sua cultura transcendeu o mero turismo, tornando-se um projeto de vida e erudição. A obra já foi lançada em Lisboa: Livraria da Travessa e Embaixada do Brasil; no Museu Imperial em Petrópolis; no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro; na Fundação Maria Luísa Oscar Americano em São Paulo.

Veia de Mandacaru é eleito para leitura do “Clube Leia Mulheres Petrópolis”

Foto 3

O livro “Veia de Mandacaru”, da escritora acadêmica e diretora da APL, Ivone Alves Sol, foi escolhido pelo “Clube Leia Mulheres Petrópolis”, para leitura nesta edição de dezembro, e terá debate sobre a obra com a presença da autora, dia 7 de janeiro, às 19h. Leia Mulheres é um movimento global que incentiva a leitura de livros publicados pelas mulheres. O movimento cujo objetivo é dar visibilidade à escrita feminina, abrange todos os estados brasileiros, organizado por clubes de leituras em mais de 150 cidades. Aqui em Petrópolis o Clube é coordenado por Linda Feitosa e Drica Madeira, e os debates acorrem virtualmente envolvendo leitoras e leitores de diversos lugares. Para participar é só adquirir o livro da autora escolhida no mês vigente e solicitar a participação no perfil do “Leia Mulheres Petrópolis”, no Instagram e Facebook. O livro Veia de Mandacaru encontra-se na livraria Nobel, na Dezesseis de Março.

Ivone Alves Sol

Diretora de Cultura e Cerimonial

Edição anterior (4116):
terça-feira, 16 de dezembro de 2025


Capa 4116




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral