COLUNISTA
O acadêmico Walter Berner, atual titular da cadeira 13 (patronímica de José de Alencar) requereu sua passagem ao quadro de membros eméritos, com amparo no Art. 6, Item 2, parte final do Estatuto Social, por considerar que devido a sua condição de saúde e idade não está em condições de bem cumprir as obrigações previstas para os titulares. Admitido originariamente como acadêmico honorário, no ano de 2001, o talentoso artista plástico Walter Berner tornou-se membro titular da APL em 2009. Nesses mais de 15 anos como ocupante da cadeira 13, Berner sempre foi um acadêmico participativo e presente nas atividades e eventos institucionais, tendo publicado trabalhos nas edições de 2012 e de 2015 da Revista da Academia. Por duas vezes (2006 e 2018) ele foi contemplado com o Prêmio Nair de Teffé (de artes plásticas), por seus trabalhos artísticos, concedido pela APL. Na qualidade de membro emérito, Walter continuará integrando os quadros da Academia, porém sem os encargos próprios dos membros titulares, deixando vaga a cadeira que ocupa. Oportunamente será formalizado o edital de abertura de candidaturas para a titularidade da cadeira 13, na forma do Regimento Interno.
NOVA EDIÇÃO DO LIVRO “OS HOMENS DOS PÉS REDONDOS”, DO ACADÊMICO ANTÔNIO TORRES
O escritor e jornalista Fernando Molica publicou entusiasmada crítica em sua coluna, no jornal “Correio da Manhã” do dia 02/02/2026, destacando a publicação de uma nova edição do consagrado romance “Os Homens dos Pés Redondos”, de autoria do escritor Antônio Torres que é acadêmico titular da APL (cadeira 01), e também membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia de Letras da Bahia. Como disse Molica, a nova e caprichada edição publicada pela Editora Record mostra que o livro, cuja primeira edição foi publicada em 1973 pela editora Francisco Alves, “sobreviveu com méritos à ameaça do tempo”. Torres confidenciou, em depoimento nas redes sociais, que a inspiração para esse livro surgiu em Lisboa, numa manhã de julho de 1965, quando ele tinha apenas 24 anos: esse foi o primeiro romance que ele começou a escrever, embora não tenha sido o primeiro a ser publicado. Trata-se de obra que apresenta uma tônica de crítica social no ambiente de tensões e autoritarismos políticos por que passava tanto o Brasil quanto Portugal naquela quadra histórica. Nesse sentido, nesse romance, como ressalta Molica, “à linearidade sonhada e proposta por ditaduras, Torres propõe uma ficção multifacetada, diversa, com personagens que nem sempre se expõem de maneira clara, que sequer saberiam viver de uma maneira menos limitada”. Fica então o convite aos leitores da coluna da APL para aproveitaram a oportunidade e adquirir um exemplar dessa nova edição desse primoroso livro de Antônio Torres.
LIVRO DO CENTENÁRIO DA APL É RECEBIDO NA ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS
Conforme já noticiado na coluna anterior do dia 27/01/2026, continua sendo feita a distribuição de exemplares do Livro do Centenário da APL, que foi publicado em novembro passado. Aproveitando o ensejo de visita a seu estado natal, o Piauí, o acadêmico Ataualpa Antônio Pereira Filho esteve na cidade de Parnaíba, onde visitou a sede da Academia Parnaibana de Letras (APAL). Na ocasião Ataualpa entregou um exemplar do livro do Centenário da APL ao jornalista José Luiz de Carvalho, presidente da APAL. A cidade de Parnaíba, situada no litoral do Piauí, é a segunda mais importante do Estado, sendo que sua Academia de Letras, fundada em 1983, é uma das mais tradicionais de âmbito municipal daquele estado.
ANOTE NA AGENDA: ASSEMBLEIA GERAL DA APL EM 28/02
Conforme já informado aos acadêmicos titulares por mensagem eletrônica, foi convocada a Assembleia Geral Ordinária anual da entidade para se realizar no sábado, dia 28 de fevereiro, às 9h30, na Casa de Claudio de Souza (Praça da Liberdade, 246). Dentre os itens previstos na pauta estão, na forma estatutária, a apresentação do relatório da Diretoria e prestação de contas, com apreciação do parecer do Conselho Fiscal referente ao exercício findo. Também deverá ser debatida a possível fixação de novo valor da contribuição anual dos associados para o ano de 2026 bem como a aprovação dos agraciados com o Prêmio APL, referente ao ano de 2025, e também a eleição de novos membros honorários, correspondentes e eventuais homenagens especiais. Contamos com a presença dos confrades e confreiras acadêmicos/as.