Edição anterior (4257):
terça-feira, 05 de maio de 2026


Capa 4257
Academia Petropolitana de Letras

COLUNISTA

Academia Petropolitana de Letras

ACADÊMICA ROSENI KURÁNYI PARTICIPOU DO PROJETO “FALE-ME DE PETROPOLIS” DO MUSEU IMPERIAL

(FOTO 1 - inserir foto da panorâmica do evento, ilustrando o texto abaixo)

Na última quinta-feira, dia 30 de abril, foi realizada mais uma edição do projeto “Fale-me de Petrópolis”, na Biblioteca do Museu Imperial. A acadêmica Roseni Kurányi foi a convidada desta vez. O tema do encontro foi “Histórias que libertam: conversando sobre Literatura e Educação”. Um expressivo público prestigiou o evento conduzido pela historiadora Cláudia Costa, idealizadora desse projeto e atual coordenadora técnica do Museu Imperial. O projeto “Fale-me de Petrópolis” vem sendo realizado desde 2016 e consiste numa conversa em que uma pessoa de destaque no cenário cultural da cidade é convidada a falar informalmente, dialogando com o público presente, sobre tema que correlacione sua história e trajetória pessoal e suas conexões com a cidade de Petrópolis. Roseni - escritora consagrada, com mais de 30 livros publicados no Brasil e no exterior - falou sobre os tempos de sua infância no bairro da Estrada da Saudade, em Cascatinha, que ficou marcada pelas estorinhas que seu pai, o Sr. Geraldo Feliciano, contava para os filhos à noite, após chegar do trabalho (ele era bombeiro civil, na fábrica nacional de motores, em Xerém). Ela lembrou das dificuldades que enfrentou na fase escolar, decorrentes de um quadro de dislexia que, na época, não foi diagnosticado; e contou, ainda, sobre como se “descobriu” escritora, já adulta, casada e mãe de 4 filhos (sendo dois deles seus enteados) quando estava residindo em Stuttgart, na Alemanha. A APL, representada no evento pelos acadêmicos Cleber Francisco Alves, Ataualpa Pereira Filho e Joaquim Eloy Duarte dos Santos, parabeniza a confreira que é também a atual diretora tesoureira da academia.

 (FOTOS 2 inserir a foto com a “legenda” abaixo)
Nesta foto Roseni está ao lado se seu filho, o MC Ramon, acompanhados do acadêmico Joaquim Eloy Duarte dos Santos e de Fernanda Mury, filha de Eloy.
 (FOTO 3 - inserir a foto com a “legenda” abaixo)
Ao final do evento a historiadora Claudia Costa ofereceu de presente a Roseni um kit com publicações do Museu Imperial, em agradecimento por sua palestra.

 (FOTO 4, 5 e 6 se sobrar espaço pode usar as fotos 4, 5 e 6 para ilustrar; ou então a

 (FOTO 4, 5 e 6 se sobrar espaço pode usar as fotos 4, 5 e 6 para ilustrar; ou então a

 (FOTO 4, 5 e 6 se sobrar espaço pode usar as fotos 4, 5 e 6 para ilustrar; ou então a


CENTENÁRIO DO ACADÊMICO DÉCIO DUARTE ENNES

No dia 27 de abril de 2026 transcorreu o centenário de nascimento do professor e poeta Décio Duarte Ennes. Ele foi o titular da cadeira 05 da APL (patronímica de Nilo Peçanha). Embora tenha falecido muito precocemente, com apenas 56 anos de idade, deixou um legado marcante na história literária e educacional petropolitana. Como professor, ele foi o idealizador e primeiro diretor do Liceu Municipal, além de haver lecionado na maioria dos colégios da cidade na época. Como escritor, foi autor de inúmeras crônicas, contos, sonetos, poemas e trovas publicadas em jornais locais, além de livros didáticos de língua portuguesa. Sua obra prima foi o precioso livro de sonetos “Flor da Vida”, publicado em 1966.


AFONSO BORGES, CRIADOR DO FLIPETROPOLIS, FOI O GANHADOR DO PRÊMIO “FAZ A DIFERENÇA” DO JORNAL “O GLOBO”

A APL felicita o escritor e gestor cultural mineiro Afonso Borges, por ter sido o ganhador do Prêmio “Faz a Diferença”, na categoria “Livros”, do jornal “O Globo”. Há 04 décadas ele tem se destacado na promoção de eventos de difusão da literatura nacional, tendo como norte o entendimento de que os livros são poderosos instrumentos no fortalecimento da cidadania e na construção de uma sociedade mais inclusiva, criativa e democrática. Borges é o principal responsável pela idealização e realização do FLIPETROPOLIS: festival literário internacional de Petrópolis, que tem contado com o apoio institucional da APL desde sua primeira edição em 2024.


VACÂNCIA DE CADEIRAS DE ACADÊMICO TITULAR

Conforme edital enviado a todos os integrantes da APL, nos termos do Art. 2º do Regimento Interno, foram abertas inscrições para as vagas das Cadeiras de número 13, patronímica de José de Alencar, vaga em decorrência da passagem do acadêmico titular Walter Berner para o Quadro de Acadêmicos Eméritos, e para a de número 19, patronímica de Dom Francisco do Rego Maia, vaga em decorrência do falecimento do acadêmico titular Antônio Eugênio Taulois. Na forma regimental, as candidaturas deverão ser apresentadas no prazo de 30 dias a contar da abertura do edital (que ocorreu no dia 28/04), referendadas por, no mínimo, 03 (três) acadêmicos titulares, devidamente instruídas com carta do/a indicado/a concordando em concorrer ao pleito, além do curriculum vitae e exemplares de obras significativas do/a candidato/a.

Edição anterior (4257):
terça-feira, 05 de maio de 2026


Capa 4257




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral