COLUNISTA
No dia 11 de abril deste ano faleceu em Petrópolis o poeta acadêmico Arnaldo Rippel, com apenas 63 anos de idade, vítima de infarto do miocárdio. Em setembro de 1990, com apenas 30 anos de idade, ainda no início de sua carreira como médico-ortopedista, Arnaldo foi eleito membro titular da cadeira 35 da APL, por indicação do eminente acadêmico Dr. Mário Fonseca, seu grande incentivador na vida literária. Ele era também músico, integrante da ala de compositores da Escola de Samba Portela, do Rio de Janeiro. Destacou-se, ainda, como dirigente do tradicional Clube Petropolitano, cuja presidência exercia desde 2005. Para homenageá-lo, o velório foi realizado na sede social do Clube, no centro da cidade. Arnaldo era um ser humano generoso, que a todos contagiava com sua alegria de viver. A religiosidade era um traço marcante de sua personalidade: ele era umbandista, filho de Ogum (orixá que no sincretismo religioso é identificado com São Jorge), profundamente engajado e convicto de suas crenças e de suas vivências religiosas. A APL, juntamente com a Academia Brasileira de Poesia Casa de Raul de Leoni, da qual ele também era membro titular, realizarão no sábado, dia 08 de junho, às 17 horas, na Casa de Cláudio de Souza, uma sessão literária de homenagem póstuma ao saudoso acadêmico, quando então será oficialmente declarada vaga a cadeira que ele ocupava em nosso sodalício. Todos estão convidados a participar!
Na tarde do sábado, dia 05 de maio, às 17 horas, ocorreu na Casa de Cláudio de Souza (sede social da APL) uma homenagem especial ao saudoso acadêmico Fernando Magno, falecido há um ano. O evento, organizado por sua filha a acadêmica Christiane Michelin, consistiu em leitura dramatizada sobre a vida e a obra desse grande escritor, com declamação de poemas de sua autoria. Nesta foto um registro dos que realizaram a homenagem: além da própria Christiane, e das convidadas especiais Beta Machado e Alice Cavalcante, os acadêmicos Gerson Valle, Ataualpa Pereira, Fernando Costa, Marco Aureh e Carmen Felicetti.
Na quinta-feira, dia 16 de maio, foi realizada a sessão solene de posse da administração superior do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), tendo assumido o cargo de reitora a confreira Maria Isabel Sá Earp de Resende Chaves, titular da cadeira 25 (patronímica de seu bisavô, o médico Arthur de Sá Earp). Nesta foto vemos a reitora Maria Isabel junto à equipe de Pró-Reitores da UNIFASE: seu esposo Afonso Chaves (Pró-Reitor Administrativo), os professores Abílio Aranha (Ensino e Extensão) e Ricardo Tesch (Pesquisa e Inovação) e também o presidente da mantenedora da UNIFASE, Jorge Torreão Dáu.
A acadêmica Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves tornou-se a primeira reitora do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), dando seguimento no legado de seu pai, o saudoso acadêmico Arthur Sá Earp Neto que em 1967 fundara a Faculdade de Medicina de Petrópolis, instituição que deu origem à atual UNIFASE. O Dr. Arthur é reconhecido como um dos pioneiros da educação superior universitária em Petrópolis pois foi ele um dos fundadores e o primeiro reitor das então Faculdades Católicas Petropolitanas, atual UCP. Desejamos sucesso e pleno êxito nesta nova etapa que se inaugura para a UNIFASE.
Encerrando o mês de maio, no sábado dia 25 ocorreu o lançamento de mais um livro da acadêmica Christiane Michelin: desta vez em co-autoria com seu amigo Sérgio Machado Salim. Procurando Respostas é o título da obra que é baseada em trocas de mensagens entre os autores sobre os mais variados assuntos, em busca de respostas na procura de maior entendimento sobre a vida, sobre as emoções, enfim sobre as mais diversas inquietações existenciais. Estiveram prestigiando o evento os acadêmicos Carolina Freitas, Fernando Costa, Carmen Felicetti e Ataualpa Pereira, nesta foto com sua esposa Marta e os autores do livro.