COLUNISTA
Na noite do dia 20 de junho, no Seminário Diocesano de Corrêas, foi realizada a sessão solene de posse do novo membro titular da cadeira 30 (patronímica de Dom Agostinho Benassi), o Professor Doutor Padre Anderson Machado Rodrigues Alves. Compuseram a mesa dos trabalhos o Presidente Leandro Garcia, o Vigário-Geral Mons. José Maria Pereira (que, na solenidade, representava o Bispo Diocesano Dom Joel Portella Amado), o Reitor do Seminário Padre Luiz Henrique Veridiano, além do empossando e dos acadêmicos Cleber Francisco Alves e Fernando Costa
A solenidade foi precedida de Santa Missa em Ação de Graças, na Capela do Seminário, presidida pelo Monsenhor José Maria Pereira e concelebrada pelo empossando, pelo Reitor do Seminário Pe. Luiz Henrique Veridiano além dos demais sacerdotes presentes: Padres Tiago Rebello, Pedro Santana, Luiz Carlos Zotesso e Carlos Oliveira.
O discurso de saudação ao novo acadêmico foi proferido pelo Vice-Presidente e Diretor 1º Secretário da APL, Cleber Francisco Alves, que nesta foto está entregando a insígnia acadêmica (medalha) ao Padre Anderson Machado. Após a solenidade foi oferecido um jantar de confraternização, no Refeitório do Seminário.
O evento foi prestigiado por confrades acadêmicos: Maria de Fátima Argon, Gastão Reis e José Afonso de Guedes Vaz (que formaram a comissão designada para conduzir o neo-acadêmico à mesa, no inicio dos trabalhos). Também participaram os acadêmicos Luiz Caros Gomes e Enrico Mattievich, acompanhados de suas respectivas esposas. Estavam presentes ainda grande número de seminaristas, além de familiares e amigos do Padre Anderson, dentre os quais destacamos sua mãe, D. Ivone.
Na quinta-feira, dia 04 de julho, às 11 horas, na sede administrativa da Academia (Edifício Pio XII, sala 6) ocorrerá a reunião administrativa da Diretoria da APL para dar posse ao jornalista Paulo Antônio Carneiro Dias como novo ocupante da cadeira 09, patronímica de Alberto Torres. Ele foi eleito em assembleia geral realizada em 16/12/23. Essa cadeira se encontrava vaga em razão do pedido feito pela antiga ocupante, Maria Isabel Sá Earp de Rezende Chaves, de transferência para a cadeira 25.
Informamos que, conforme o que prevê o Art. 2º do Regimento Interno encontra-se vaga a Cadeira de número 35, patronímica do Visconde de Taunay, em virtude do falecimento do acadêmico titular, o poeta Arnaldo Rippel Barbosa. Assim, está aberto o prazo de 30 (trinta) dias para apresentação de candidaturas que deverão ser referendadas por, no mínimo, 03 (três) acadêmicos titulares, devidamente instruídas com carta do/a indicado/a concordando em concorrer ao pleito, curriculum vitae e exemplares de obras significativas do/a candidato/a. Oportunamente, quando encerrado o prazo de inscrições, será convocada Assembleia Geral dos titulares, para a devida eleição.