COLUNISTA
Dom Pedro II foi o segundo e último Imperador do Brasil. Tornou-se príncipe regente aos cinco anos de idade quando seu pai Dom Pedro I abdicou do trono. Aos 15 anos foi declarado maior e coroado Imperador do Brasil. Seu reinado, que durou quase cinquenta anos, teve início no dia 23 de julho de 1840 e terminou no dia 15 de novembro de 1889, quando foi proclamada a República.
Paulinho e Cynthia Castellain de Souza, comemoraram na semana que passou quarenta e cinco anos de casados. Ao casal amigo os nossos parabéns. A comemoração foi em família.
Conforme recente pesquisa, os laboratórios Baffi de Denise Baffi e dos filhos Carlinda e Luciano vem se destacando como um dos principais da região serrana tanto na qualidade do atendimento como na qualidade dos resultados dos exames .
Segundo fomos informados, um grande grupo hospitalar em negociação para viabilizar a construção de um hospital de gabarito com toda a infraestrutura onde funcionou por muitos anos a Fábrica de Tecidos Dona Isabel na Rua Dr. Sa Earp.
Até o dia 30 de setembro, o Centro Cultural Justiça Federal - CCJF recebe inscrições e envio de propostas para o Prêmio Quis Ego Sum - Concurso Nacional de Pesquisa e Identificação de Personagem Histórico, inspirado em uma alusão a expressão “Quem sou eu”, em latim. A ideia do projeto, é atrair pesquisadores, historiadores, arquitetos, restauradores, juristas, estudantes, artistas visuais, entre outros, para descobrirem qual personalidade histórica estaria por trás de uma das quatro pinturas-painéis que emolduram as paredes da Sala de Sessões do CCJF local que já foi sede do Supremo Tribunal Federal quando o Rio de Janeiro era a capital do Brasil.
O sempre querido e renomado advogado tricolor Carlos Eugênio Lopes, o Carlô, sempre presente em nossa Petrópolis que exerceu com maestria e competência por mais de 36 anos a Vice Presidência jurídica da CBF, e que em 1992, foi agraciado com o título de sócio benemérito do Fluminense Futebol Clube, receberá no próximo dia 21 de julho quando o seu sempre Fluminense completa 123 anos de glórias, o TÍTULO DE GRANDE BENEMÉRITO, em sessão solene do Conselho Deliberativo , uma justa e merecida homenagem, já que Carlô é sócio do Fluminense por 64 anos com relevantes serviços prestados ao seu clube amado.
A exposição "Retratos do Presente. Ver e ser visto" do artista plástico Vadim Klokoff, que está acontecendo na Galeria da Candido Mendes em Ipanema Rio de Janeiro at’e o dia 31 deste mês convida o público a uma experiência única e interativa, onde o fazer se torna um diálogo vivo entre o artista e a comunidade. Em um espaço despojado, a galeria se transforma em um ateliê aberto, onde um pano estendido no chão, cadeiras e um cavalete se tornam os elementos centrais de uma prática artística que desafia as convenções tradicionais de exibição. Durante um mês, o artista estará presente na galeria por cinco horas diárias, aguardando aqueles que desejam se tornar parte deste projeto. Cada retrato pintado será uma captura não apenas da aparência, mas da essência de cada indivíduo que se oferece para posar. A proposta é simples, mas profunda: a arte não é apenas um produto, mas um processo que envolve a interação, a escuta e a troca de histórias. Vale a pena conferir .
No clique, os irmãos Marcio e Roberto Peres com o artista plástico Vadim Klokoff na expo "Retratos do Presente. Ver e ser visto"
Na noite de terça -feira, 15, realizou-se solenidade festiva de posse e transmissão de cargos do Conselho Diretor do Rotary Petrópolis para o ano rotário 2025/26, tendo tomado posse como presidente Ricardo Aníbal Rosenbusch. A Festiva foi das mais prestigiadas ante a presença dos governadores Pedro Loureiro Durão e Luiz Carlos Favaro e, também, de rotarianos e rotarianas advindos de outros Rotarys Clubs, além de amigos do novo dirigente, sem falar dos demais componentes do Conselho Diretor. " Unidos para fazer o bem", o novo lema do período rotário!
O Museu da Justiça inaugurou no último dia 10, a primeira fase de sua revitalização com novas salas interativas, além de exposições temporárias sobre Pedro II e a Constituição de 1824 Assim, os visitantes estão convidados a conhecer os novos espaços e exposições temporárias do Museu da Justiça, localizado ao lado da Praça XV. Com as exposições o museu da Justiça aposta na imersão e na interatividade para abordar as origens das leis e dos
princípios da justiça e sobre a história do direito e da justiça no Brasil. A desembargadora Renata Silvares França, é a responsável pela coordenação geral do projeto de revitalização do Museu, que tem como principal objetivo a aproximação da sociedade com os temas ligados às instituições jurídicas através da nossa história e de uma comunicação direta, eficaz e também divertida.
A desembargadora Renata Silvares França com Marco Simões sub-secretário da Casa Civil
Veja também: