COLUNISTA
A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la.
Cecília Meireles
Estação das mais celebradas, a Primavera nos chega espargindo perfumes, enchendo nosso olhar de cores e nossa imaginação de sonhos. Shakespeare não me deixa mentir com seu Sonhos de Uma Noite de Verão. Para comemorar a chegada da nova estação, que tem início hoje, a ceramista Solange Bonfim Mano criou uma nova coleção de peças cheias de significados e beleza.
A ceramista se apaixonou pela Argila Lotus da Terra de tal forma que, nesta nova coleção, deixou algumas peças sem esmalte, apenas polindo a peça com uma pedra e permitindo que toda sua nudez ficasse aparente. A sensualidade das formas, igualmente, pode ser notada nas curvas que se mostram insinuantes. Vale dizer que Solange realmente ama moldar o barro, entretanto, quando se trata de dar acabamento ela se perde em seu próprio universo. O processo de polimento e alisamento a envolve de tal maneira que é desafiador para ela deixar a peça pronta para a queima. Existe uma sinergia entre peça e ceramista que transparece a cada finalização.
Para quem não sabe, trabalhar o barro requer, também, muita paciência além de humildade, e determinação, como atesta a ceramista. São várias as etapas até a transformação do barro em uma peça de cerâmica É preciso amassar, enrolar, cortar, moldar e... esperar. A primeira queima pode demorar meio dia, um dia, varios dias... O resultado esta fora do alcance da ceramista. Quando, depois de trabalhado pelo calor, o barro vira cerâmica, finalmente surge a peça que, no caso de Solange, pode ser utilitária ou artística. Vasos, potiches e bowls somam-se a pratos e luminárias, só para citar alguns.
A Degustação
No dia 28/9 Solange irá expor suas coleção Primavera nos jardins do Sítio Humaytá, quando haverá uma degustação de produtos da marca, dentre os quais geleias, chutneys, e compotas. O agendamento deve ser feito pelo whatsApp 988674615.
Veja também: