COLUNISTA
Sabem quando degustamos uma iguaria e dizemos que ela é “celestial”? Pois bem, dessa vez, eu diria que a iguaria em questão é das Irmãs... Mais precisamente as Irmãs do Mosteiro da Virgem ... Criado por volta de 1550, o Bricelet é um biscoito originário da Suíça, provavelmente ligado à fabricação de hóstias, daí sua possível ligação às religiosas.
Da Suíça para Petrópolis
A fama do Bricelet, à época de sua criação, rapidamente se espalhou pelas fronteira além Suíça, criando memórias deliciosas para gerações de gourmets da Saboia e do Franco-Condado permanecendo, até hoje, uma das especialidades emblemáticas dessas regiões montanhosas. A Irmã Maria Teresa Rey (18981990),natural de Chermignon, região de Sion, na Suíça, ao entrar na Companhia da Virgem, em Roma, por volta de 1922, (em 1925 Madre Francisca, filha do Barão do Rio Negro, juntamente com suas companheiras, fundou a Companhia da Virgem) levou consigo a tradição do biscoito Bricelet. Em 1939, ao chegar a Petrópolis, percebendo a necessidade financeira da Comunidade recém-vinda de Roma (1937), começou a produzir o Bricelet, adaptando a receita ao Brasil. As máquinas usadas para fazer os biscoitos, fabricadas pela empresa Jura, vieram da Suíça. Esse trabalho tornou-se uma fonte de renda fundamental para elas e para o Mosteiro da Virgem até os dias de hoje.
Finíssimos, crocantes e de sabor leve e delicado, combinam com as mais variadas refeições do chá ao sorvete, na hora da sobremesa ou do lanche,, passando pelos petit fours servidos no Angá Ateliê Culinário, restaurante da premiada Lydia Gonzales, em Nogueira.
Para quem não conhece os biscoitos e para aqueles que já são fãs, vale lembrar que podem ser adquiridos na lojinha do Mosteiro da Virgem, na Av. Ipiranga, 555, das 9 às 5 h. Mas, é importante dizer: é necessário tocar a campainha e avisar que deseja comprar biscoitos. Assim como as Irmãs do Mosteiro, todos os que conhecem tal iguaria estão na torcida para que a Câmara Municipal de Petrópolis aceite a proposta de tornar o Bricelet patrimônio cultural da cidade. Tomara!
Veja também: