COLUNISTA
Depois de sete anos fechado, o Mercado São José das Artes, um dos lugares mais antigos e conhecidos do bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, reabriu no último domingo, 21 de setembro, tendo como um de seus destaques a nossa Locanda.
Um pouco da História
Localizado na esquina da Rua das Laranjeiras com a Rua Gago Coutinho, já abrigou uma senzala e o celeiro de uma fazenda, na época do Império. Getúlio Vargas, durante a Segunda Guerra Mundial, adaptou o local e criou um mercado com alimentos mais acessíveis para a população. Em 1988 o São José passou por uma revitalização e, em 1994, foi declarado patrimônio da cidade. Desde então, o local se tornou um polo cultural e gastronômico que ficou aberto até 2018. Em 2023 a Prefeitura do Rio comprou o Mercado São José e o terreno ao lado.
O espaço
O pátio interno ganhou uma cobertura e agora está climatizado. O São José possui uma área de convívio aberta no terraço, além de três pavimentos no prédio anexo ao mercado, que irão receber eventos culturais, restaurantes e feiras. Além da Locanda, o novo mercado abriga a Cervejaria Brewteco (no rooftop e prédio anexo), o Botequim Cura (rooftop), o Bar Borbulhas, a Confeitaria, Absurda, o Culto Café, Hortifruti Tito Orgânicos e Locais, Cultura Fungi (cogumelos e temperos), Queijaria Rancho das Vertentes, Basta Pastifício (massas frescas), Bocas Rotisserie de Bairro, Hoba (sorveteria vegana), Zilda (culinária mineira) e a Locanda que os petropolitanos bem conhecem, seja no Vale Florido leia-se Locanda Dela Mimosa seja a Locanda Centro Histórico, naAv. Ipiranga, a Locanda Bela Vista, na fazenda histórica em Itaipava, seja a Trattoria Locanda, no Estação Itaipva. No Mercado São José, ela fica no 2º andar, oferecendo massa feitas na casa em pratos da gastronomia italiana contemporânea.
O novo São José abre de terça a domingo das 10h às 22h. Com certeza vale programar um passeio até o Rio para conhecer esse novo espaço e prestigiar o grupo Locanda que é um patrimônio da nossa região.
Veja também: