COLUNISTA
Acontecendo nesse final de semana no Shopping Vilarejo, em Itaipava, a 6a Feira de Cerâmica de Petrópolis, traz uma programação gratuita que une exposição, oficinas, palestras e demonstrações abertas ao público. Com cerca de 40 expositores, dentre os quais, Lydia Sebastiany, Maria Luiza Lacerda e Rosane Teixeira, só para citar alguns, apresenta peças criações únicas com preços a partir de R$ 20. Trata-se de um encontro que transforma nossa região em uma grande vitrine dessa produção artesanal que vem de tão longínquo tempo.
A programação
Muito além da exposição e venda, a programação convida o público a mergulhar no universo criativo do barro: oficinas infantis, palestras e demonstrações ao vivo aproximam visitantes da experiência única de ver a matéria ganhar forma nas mãos dos artistas. “Nosso desejo é que a feira seja não apenas um espaço de venda, mas também de encontro, troca de experiências e aprendizado. A cada edição, recebemos um público maior, formado por admiradores, turistas, famílias e curiosos que se encantam com a cerâmica e suas infinitas possibilidades”, destaca Alice Cavalcante, da Sábios Projetos, produtora do evento ao lado de Isabel Themudo. “É uma alegria perceber como a feira cresceu ao longo dos anos, fortalecendo a economia criativa e valorizando a produção local. Queremos que o público leve para casa não apenas uma peça, mas uma memória afetiva desse contato com a arte feita à mão”, acrescenta Isabel.
Programação gratuita:
No SÁBADO, às 11h, acontece a oficina "Impressões da natureza na argila" com Elis Simões. Às 14h, a palestra "Como expor produtos em feiras e eventos" com Regina Machado /Sebrae. A seguir, às 16h, será a vez de Tito Tortoni falar sobre “Formulação de esmaltes cerâmicos”. O encerramento do dia será com uma aula demonstrativa - "Alças sem mistério" - com Thaïs de Siervi, às 17h. No DOMINGO, às 11h, oficina "Brincando com a argila" com Camila Muniz. Às 14h, Regina Machado, do Sebrae, será a palestrante com o tema "Identidade Cultural como Diferencial Competitivo no Artesanato" e encerrando, às 16h, uma oficina com Ana Rondon com o tema "O espírito do barro" . A entrada é gratuita e haverá música e cerveja artesanal para animar ainda mais o evento. Imperdível!
Veja também: