Edição anterior (3567):
domingo, 11 de agosto de 2024


Capa 3567
Christianne Michelin

COLUNISTA

Christianne Michelin

Fondue com sotaque alemão


Iguaria nascida na Suíça, o fondue ganhou o mundo e, por aqui, tem surgido nas mesas com diferentes identidades. Na Suíça, para os homens do campo que habitavam as regiões montanhosas era praticamente impossível ir ao centro das cidade em busca de alimentos. Como eles eram produtores de queijo, derretiam o ingrediente pra comer com pão. Desta forma, tinham uma comida quentinha pra os longos invernos. Da  mesa dos camponeses suíços acabou ganhando o mundo. Por aqui, na Casa do Alemão, ele aparece, com o mais puro sotaque alemão, combinando o queijo com salsichas Viena e branca. É servido nas casas do Quitandinha e de  Itaipava.

Outras gostosuras

Embora o fondue seja uma deliciosa opção, nem só de fondue vive a Casa do Alemão. Por lá podemos encontrar também os famosos  sanduíches   que  podem ser servidos no pão careca, pão francês ou no brioche, com   patê, frios, lombinho ou lagarto defumados, linguiça suína ou de frango, salsichas e salsichões variados, entre outros. Dentre os petiscos, os afamados croquetes de carne, frango e bacalhau são, sem dúvida,   estelas. Porém, os brioches, empadas e pasteis folheados são igualmente tentadores. Para quem busca algo mais consistente, as refeições são ótimas pedidas. As opções passam por carré defumado, joelho de porco defumado ou língua defumada, além de salsichões Viena e Branco, frios lyonere, geralmente acompanhados com saladas de batata e chucrute. Para adoçar a boca, além dos famosos strudels e mil folhas de creme, doce de leite e chocolate, quindins, bombas, trouxinhas, sonhos e tortas. Outra tentação são os chocolates canudinhos de chocolate, pão de mel, bombons suíços e bombom de chocolate meio amargo com amendoim. Os biscoitos, precursores de tudo, são outra marca registrada da casa é praticamente impossível resistir a eles. Palmiers, palitos de queijo, rosquinhas, polvilho e amanteigados variados fazem as honras da casa.

Seja, portanto, para um fondue a dois, seja para um lanche com a família, as casas são ponto de encontro obrigatório, valendo lembrar que há uma loja na Rua 16 de Março também, mas, por lá, não servem fondue.

Reprodução Reprodução

Edição anterior (3567):
domingo, 11 de agosto de 2024


Capa 3567

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral