Edição anterior (3598):
quarta-feira, 11 de setembro de 2024


Capa 3598
Douglas Prado

COLUNISTA

Douglas Prado

Ministério Público abre Investigação sobre a crise do lixo

A promotora Zilda Januzzi Veloso Beck instaurou investigação sobre a grave crise que envolve a coleta e destinação final do lixo em Petrópolis. O Procedimento Administrativo envolve a Prefeitura Municipal, responsável pela administração do serviço, mas as empresas contratadas pelo município também devem ser chamadas ao processo. Há muito a investigar. Além da sujeirada deixada nas ruas da cidade, há questões contratuais e de preços hoje, com base em contratos emergenciais, a Prefeitura paga três vezes o que pagava às empresas há dois anos.

Empresas convocadas

Entre as empresas que podem ser convocadas a prestar esclarecimentos, deve estar a PCDA, que coleta o lixo hospitalar e que é proprietária da estação de transbordo onde os caminhões coletores despejavam o lixo em carretas que levavam a carga para o vazadouro, em Três Rios. O contrato de uso do transbordo foi desfeito e a PCDA passou a ser contratada pela empresa que faz a coleta, que deixou de pagar pelo serviço, inviabilizando a operação do transbordo. Também há atrasos longos no pagamento da coleta de lixo hospitalar. Os responsáveis pela PCDA certamente têm boas histórias para contar sobre o que está acontecendo. E podem ajudar a indicar os responsáveis.

Preço e peso

Há mistérios que merecem ser esclarecidos. O primeiro diz respeito ao preço, três vezes maior. Mas, há outras questões, como saber quem controla o peso do lixo recolhido, já que a cobrança é feita por tonelada. Se boa quantidade do lixo deixado nas ruas vai parar no leito dos rios ou nas encostas e não é recolhido, caiu a média de toneladas recolhidas?

Vagas fechadas

Má notícia para o grupo político do ex-prefeito Bernardo Rossi, hoje secretário estadual de Ambiente. O governador extinguiu 11 cargos em comissão do Inea, transferindo-os para as secretarias de Governo e do Trabalho.

Pesquisa

O Instituto Ipec prepara nova pesquisa de intenção de votos em Petrópolis. Pode ser divulgado no próximo fim de semana. O trabalho foi contratado pela Rádio Tupi do Rio de Janeiro.

Declaração de voto

A deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) já escolheu seu candidato a vereador em Petrópolis. Declarou seu apoio ao ex-presidente da Câmara, Jorge Barenco, que disputa a eleição pelo União Brasil. Laura Carneiro divulgou a declaração carinhosa em relação a Petrópolis e de admiração pelo candidato em suas redes sociais. Não é pouca coisa!

Dia da Família

A Igreja Luterana em Petrópolis realiza hoje, às 19h, no Templo da Avenida Ipiranga, a celebração do Dia da Família, organizada pela Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e Exterior (Omebe) e pelo Conselho de Ministros Evangélicos de Petrópolis (Comempe). O ex-vereador Wagner Silva, que voltou a disputar uma vaga na Câmara, terá lugar de destaque na celebração. É ele o autor da lei que instituiu a celebração.

Apoio sobre duas rodas

Candidato a uma vaga na Câmara Municipal, Jorginho Banerge ganhou apoio importante: motoboys desfilam com adesivos e até bandeiras do candidato, por toda a cidade. Resultado de ter defendido a categoria de trabalhadores quando era vereador. Hoje, o grupo cresceu e tem mais força.

Equilíbrio

Foi equilibrada, este ano, a disputa de maior número de bandeiras nas comemorações do Dia da Independência, na Rua do Imperador. Havia muitas bandeiras e pessoas usando adesivos de campanha de Hingo Hammes, Rubens Bomtempo e Yuri Moura. No quesito presença de candidatos a vereador, Hingo obteve destaque.  Quem contava em repetir 2016, quando Rubens Bomtempo foi vaiado quando subiu ao palanque saiu frustrado. O prefeito não compareceu.

Tecnologia e parcerias

Com a experiência de ter sido secretário de Saúde, durante a administração Hingo Hammes, o cardiologista Aloísio Barbosa Filho, disputa uma cadeira na Câmara Municipal, pelo PP, defende a ampliação das parcerias público-privadas com clínicas para levar o atendimento a áreas hoje desassistidas. Ele quer também, por meio da criação do projeto Clínica da Saúde Digital, implementar um sistema de telemedicina e atendimento digital, usando a tecnologia para aplicar os serviços e reduzir filas de espera.

Edição anterior (3598):
quarta-feira, 11 de setembro de 2024


Capa 3598

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral