Edição anterior (3601):
sábado, 14 de setembro de 2024


Capa 3601
Douglas Prado

COLUNISTA

Douglas Prado

Pesquisa do IPEC confirma Rejeição alta a Bomtempo

A pesquisa do instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC), contratada pela Rádio Tupi e divulgada ontem, mostra o quadro eleitoral parecido com o revelado pelas duas pesquisas do Instituto Gerp, divulgadas no fim de julho e no fim de agosto. Os números indicam que haverá segundo turno e que Hingo Hammes (PP) vai disputá-lo. Ele tem boa liderança, com 33%; seguido por Yuri Moura, com 18%; Rubens Bomtempo, com 17%; Eduardo do Blog, 11%, Dr. Santoro 2%; além de 12% de brancos ou nulos e 7% de indecisos. A pesquisa foi registrada no TRE sob o protocolo RJ-08891/2024. E confirma a enorme dificuldade que Rubens Bomtempo enfrenta, para conquistar vaga no segundo turno. E, se conseguir, de enfrentar qualquer adversário que seja. Ele é rejeitado por 54% os eleitores e seu governo é visto como ruim ou péssimo por 50% dos consultados. A rejeição de Yuri é de 19%, a de Eduardo do Blog, 13%, do Dr. Santoro, 11%, mesmo patamar de Hingo.

Causas da insatisfação

A pesquisa do IPEC, realizada presencialmente, ouviu 600 eleitores petropolitanos, que por esmagadora maioria disseram que os principais problemas enfrentados na cidade são os de saúde e transporte coletivo. É um alerta para todos os candidatos, a prefeito ou a vereador. O eleitor petropolitano condena o serviço que está sendo prestado nestas duas áreas e quer mudanças e isto é um sinal negativo para Bomtempo.

Empate técnico

Se for considerada a margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, na pesquisa IPEC, há empate entre Yuri, Bomtempo e Eduardo do Blog.

Um tema

Os eleitores deveriam incluir um quesito pouco usual na busca por um candidato a vereador para votar: saber do pretendente ao voto se ele concorda em manter nas gavetas, como estão, contas anuais de governo de três administrações, sem uma decisão final da Câmara. Entre estas contas, há duas condenadas pelo Tribunal de Contas do Estado uma de Rubens Bomtempo, outra de Bernardo Rossi.

Habitação

O prefeito Rubens Bomtempo tornou de interesse social duas áreas grandes, onde pretende liberar a construção de projetos habitacionais financiados pela Caixa Econômica. Um fica na Travessa Augusto Fragoso, no Cremerie; o outro na Rua 29 de Junho, aquela que liga o Valparaíso ao Batalhão Pedro II, nos limites do Valparaíso e do bairro Presidência. Os decretos não informam número de unidades, nem mesmo de blocos a serem construídos, mas já preocupam os vizinhos, porque os imóveis podem ter 28 e 30 metros de altura. Para não repetir erros anteriores, é melhor ir logo providenciando ruas de acesso, áreas para comércio, postos de saúde e escolas.

Positivo

A caminhada pelo Centro Histórico ao lado do senador Romário rendeu pontos para Hingo Hammes, na última quinta-feira. A ligação com o esporte sempre funciona.

Chico Andrade

O jornalista Chico Andrade, ex-editor da Tribuna de Petrópolis, morreu ontem, aos 73 anos, vítima de complicações de uma pneumonia. Foi um grande jornalista e um bom amigo. Deixa saudades.

Retomada

Quem conhece o novo comandante do Corpo de Bombeiros e secretário estadual de Defesa Civil, coronel Tarciso Salles, diz que há grandes possibilidades de ser retomado o projeto de trazer para Petrópolis a Escola de Formação de Oficiais do CB são muito grandes. O imóvel, em reforma há anos, fica nas margens da BR-040, no acesso à Estrada da Fazenda Inglesa. Para Petrópolis é uma excelente notícia.

Paradinho

Já a restauração da Casa do Barão do Rio Branco, comprada pelo governo estadual para ser sede da Uerj, não sai do papel.

Sem imagens

Pode parecer inacreditável, mas o sistema de câmeras de vigilância que a Prefeitura mantém não foi capaz de fornecer uma só imagem que ajudasse a identificar quem pendurou faixas de ataque ao vereador Mauro Peralta nas ruas do Centro Histórico e nas Duas Pontes. Só há duas coisas a concluir: ou não têm interesse em revelar quem pendurou as faixas, ou o sistema é uma farsa.

Discursos duros

O debate sobre a crise do lixo na Câmara Municipal começa a ganhar a intensidade que merece, tal a gravidade do problema. O lixo foi tema de duros discursos dos vereadores Mauro Peralta, Fred Procópio e Marcelo Lessa.

Fora a discriminação

Com uma pauta de combate a qualquer tipo de discriminação e de apoio à organização da sociedade em defesa de seus interesses, Valéria da Silva vai disputar uma vaga na Câmara Municipal, pelo PSD. Ela é mais conhecida como Valéria da Costurarte, que, há muitos anos, mantém uma concorrida oficina de reparos de roupas, agora instalada no Edifício Ducal. Como não poderia deixar de ser, seu mais entusiasmado cabo eleitoral é seu pai, Sílvio da Silva.

No Itamarati

O ex-prefeito Leandro Sampaio já está, leve e feliz, integrado à campanha de Yuri Moura a prefeito. Esta semana, participou, ao lado do candidato, de comício no Itamarati, bairro de origem da família Sampaio.

Bondades

O prestígio do vereador Dudu com o governador Cláudio Castro, rende algumas bondades. O vereador anunciou que o governador autorizou a reforma do conjunto habitacional BNH Chácara Flora, na Rua Sargento Boening. O secretário estadual de Obras teria confirmado para brevemente o início das obras.

Apoio a Paes

O jornalista Aristóteles Drummond, que assina há muitos anos coluna no DIÁRIO, recebeu em sua residência do Rio um grupo amigos, jornalistas, empresários e políticos, em torno do prefeito e candidato à reeleição Eduardo Paes. Estavam lá, entre outros, os ex-governadores Luiz Fernando Pezão e Moreira Franco, o ex-deputado Márcio Fortes, o empresário Paulo Simões, os jornalistas Lauro Jardim, Ricardo Cravo Albim, Paulo Antonio Carneiro Dias, José Antônio Nascimento Britto, Sérgio Costa e Silva e o mais bem sucedido âncora da CBN, Sidney Rezende.

Edição anterior (3601):
sábado, 14 de setembro de 2024


Capa 3601

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral