Edição anterior (3706):
segunda-feira, 16 de dezembro de 2024


Capa 3706
Douglas Prado

COLUNISTA

Douglas Prado

Câmara já tem um virtual vencedor da eleição para presidente

Costuma-se dizer que eleição para presidente da Câmara Municipal é resultado de meses de trabalho, mas que a decisão só ocorre poucos minutos antes de começar a votação decisiva. Mas, quem conhece bem os humores no Palácio Amarelo aposta que a eleição está decidida em torno da candidatura do vereador Júnior Coruja. A candidatura do atual presidente já era muito forte e ganhou ainda mais musculatura com a saída de Fred Procópio da disputa. Ele foi convidado e aceitou assumir a Secretaria de Governo de Hingo Hammes. Os especialistas contam e recontam votos, mas não veem como seria possível enfrentar a sólida maioria formada em torno de Júnior Coruja. Agora, é esperar para ver.

Equipe Hingo Hammes 1

Além de Fred Procópio, que vai assumir a estratégica Secretaria de Governo, o que lhe dará a missão de cuidar da coordenação política do governo, Hingo Hammes já havia anunciado o indicado para a Secretaria de Defesa Civil, o tenente-coronel bombeiro Guilherme Morais, que já atuou em Petrópolis e conhece muito bem e de perto os problemas ocasionados pelas tempestades de verão. Foi a primeira indicação anunciada oficialmente, e com razão. O secretário de Defesa Civil não pode esperar 1º de janeiro para trabalhar. Tem que começar desde já.

Equipe Hingo Hammes 2

Oficialmente, apenas dois nomes foram anunciados por Hingo Hammes para o primeiro escalão do governo, mas já se conhecem outros futuros secretários, com margem de erro muito pequena. Fernanda Ferreira vai presidir a Comdep, com a missão de sanear a empresa. Flávio Fiúza deverá ser o presidente da CPTrans. Flávio é presidente do Magnólia e vem de uma família de forte participação na política municipal. Para a Secretaria de Saúde, estão afastadas as dúvidas: o secretário será mesmo Aloísio Barbosa Filho, que trabalhou com Hingo durante o governo interino de 2021 e fez bom trabalho no enfrentamento da pandemia.

Equipe Hingo Hammes 3

O secretário de Fazenda da nova administração, como a coluna já informou antes, será Fábio Júnior, com boa passagem como diretor e chefe de Gabinete na Câmara Municipal, trabalhando exatamente com Hingo Hammes, de cujo círculo mais íntimo de assessores faz parte. Além dele, dá para apostar na presença de Rosângela Stumpf, que deve ocupar uma secretaria na área social, mas está em condições de assumir a Controladoria Municipal ou a Procuradoria Municipal.

Equipe Hingo Hammes 4

É quase certo de Hingo Hammes manterá a Secretaria da Mulher. Se isso for confirmado, a vereadora Gilda Beatriz será convidada para o cargo. E há dois nomes fortes para a área de cultura: Rodriguinho Bueno e Adenilson Honorato.

Equipe Hingo Hammes 5

E, para ficar ainda mais integrado à equipe de governo, o vice-prefeito eleito Albano Batista Filho deve assumir a Secretaria de Meio Ambiente.

Em ação

Baninho, aliás, já está em atividade, participando de ações importantes de Hingo Hammes, para solucionar problemas emergenciais ou colocar projetos em andamento. Hingo e Baninho participaram, ao lado do ex-prefeito Bernardo Rossi, de duas reuniões com autoridades do DNIT, para impulsionar projeto importante: a conclusão, pelo governo federal, das obras na Estrada União e Indústria, entre o Centro e Pedro do Rio. O projeto deve incluir rotatórias, calçadas, recuos para pontos de ônibus e, provavelmente, novas pontes. O próximo encontro, no DNIT, será com a funcionários das áreas técnicas, o que é excelente sinal.

Tema da hora

A resenha da campanha eleitoral de 2024 ganhou novo tema animado: a ação movida pelo Ministério Público Eleitoral, assinada pelo promotor Odilon Lisboa Medeiros, que pede a nulidade de todos os votos recebidos pelos candidatos a vereador do PL, o que resultaria na realização de novos cálculos do quociente eleitoral e do quociente partidário. E ainda pode haver mudanças com relação a uma segunda vaga. A ação se baseia em possíveis irregularidades na distribuição de recursos do fundo partidário e do fundo eleitoral aos candidatos, descumprindo as determinações legais sobre candidaturas de negros e mulheres. Candidatos e partidos fazem e refazem contas.

A cada dia um susto

Mais um assunto para deixar o prefeito eleito Hingo Hammes sem dormir. Há sinais de que o governo atual lançou mão, para pagar fornecedores, de recursos do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), gerido pela Caixa Econômica, destinado ao setor público. Já há até mesmo alguns documentos mostrando isso. Se for confirmado, dobra o risco de Petrópolis ser inscrita no Cauc, que é uma espécie de SPC do setor governamental. Os que têm ficha suja no Cauc não recebem recursos federais. O outro risco de entrar na lista negativa é o avanço feito pelo governo no fundo previdenciário dos servidores.

Justa homenagem

A nova unidade de pronto atendimento da Posse (UPH da Posse) vai receber o nome de uma figura importante da vida comunitária do distrito: José Ramos de Mello Sobrinho. Ele foi um ativista comunitário e uma autoridade (subdelegado estadual) que não tinha dia nem hora para atender a população local. Estava sempre disponível e solidário. E é assim que a comunidade lembra dele.

Edição anterior (3706):
segunda-feira, 16 de dezembro de 2024


Capa 3706

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral