Edição: sábado, 08 de fevereiro de 2025

Douglas Prado

COLUNISTA

Douglas Prado

Pedir, pedir, pedir: tarefa irrecusável para o novo governo de Petrópolis

O pessoal que cuida das relações da Prefeitura com órgãos estaduais, precisa começar a pedir. O governo estadual está amparando municípios que declararam estado de calamidade financeira. Temos de enfrentar a herança de muitos anos em que o governo estadual andou longe de Petrópolis e aprender a pedir. Hoje as relações entre estado e município são as melhores possíveis, por isso precisamos procurar onde estão verbas disponíveis e pedir que também venham para nós. São pequenos e até grandes projetos que recebem ajuda estadual, como está acontecendo agora na área de saúde com Teresópolis, Piraí, Valença, Belford Roxo e Paraíba do Sul. Precisamos nos integrar definitivamente ao estado, do qual estivemos afastados. Somente nesta semana, o governo estadual distribuiu mais de R$ 100 milhões de recursos financeiros para a área de Saúde desses municípios. Não dá nem para esconder um pouco de inveja. E não é uma questão apenas de falar com o governador. Não. Precisamos é nos acostumar que nosso acesso ao estado não está mais barrado e que precisamos conversar em todos os setores, para buscar o que eles podem oferecer.

Pedir, pedir, pedir 2

A Secretaria Estadual de Saúde anunciou repasses mensais de R$ 400 mil para manutenção de cada uma das UPAS, do Centro e Cascatinha. Ficou fora a de Itaipava. Será que uma boa conversa, mostrando a importância da unidade e sua localização estratégica, não ajudaria a colocá-la no mesmo patamar que as outras?

PL festeja

O presidente regional do PL, deputado Altineu Côrtes, visitou Petrópolis, na sexta-feira, e foi recebido pelo prefeito Hingo Hammes, pelo vice-prefeito Albano Baninho Filho e pelos secretários municipais Fred Procópio e Alexandre Gurgel. O dirigente do partido deve ter aproveitado a visita à cidade para festejar a vitória conseguida na Justiça Eleitoral pelo Diretório Municipal do partido, que estava ameaçado de ter os votos de todos os seus candidatos a vereador nas últimas eleições anulados, o que levaria à perda do mandato do vereador Octávio Sampaio. A ação contra o partido, baseada em denúncias de distribuição irregular de recursos entre os candidatos, foi rejeitada. Vitória importante obtida pelo advogado petropolitano Jordani Fernandes.

Os 70 anos de Renato Freixiela

Um grupo de amigos se reuniu sexta-feira, com um dia de antecedência, para comemorar o aniversário do ex-vereador Renato Freixiela, que está completando 70 anos de idade. O encontro ocorreu na casa do ex-vereador e ex-secretário de Saúde Silmar Fortes, em Corrêas. Participaram, entre outros, Paulo Antonio Carneiro Dias, do Diário de Petrópolis, os ex-secretários Fernando Fortes e Antônio Neves, o advogado Jordani Fernandes, e o suplente de vereador pelo PT, Tiagão, além de outros amigos. A comida ficou a cargo do chef Fernando Fortes, irmão do anfitrião.

No Diário Oficial

O ex-vereador e ex-secretário Ronaldo Medeiros deixou o cargo de superintendente das Agências Regionais do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Ainda não há informações sobre sua substituição no poderoso cargo.

Em ação

A professora Leonara Rocha de Faria, que obteve excelente votação para a Câmara Municipal, concorrendo pelo PRD, está de volta às atividades na área da Educação. É a nova gerente de Atendimento ao Educando dos Distritos, posição estratégica no setor.

Unanimidade

Por unanimidade, os integrantes do Conselho Municipal de Saúde aprovaram resolução que autoriza convênio entre o Sehac/Hospital Alcides Carneiro e outras unidades importantes da Secretaria de Saúde e a Escola Técnica Irmã Dulce, mantida pela Fundação Octávio Gualberto, a mesma que mantém a Faculdade de Medicina de Petrópolis. Os alunos do curso técnico de enfermagem da escola poderão cumprir estágios curriculares de seus cursos nas instituições do município. A decisão já foi homologada pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Cruzick.

Crédito: Divulgação
Na torcida pelo sucesso de Marcus Vinícius Neskau no Diretório Nacional, os dirigentes do PRD posaram para foto antes da reunião do partido. Da esquerda para a direita: Victor, Arthur Brasil, Tonhão Guilherme Vitorino, Wesley Barretto, Lucas e Ricardo. (Crédito: Divulgação)

Entusiasmo no PRD

Membros do PRD de Petrópolis não conseguem esconder o entusiasmo com a possibilidade de o ex-deputado petropolitano Marcus Vinícius Neskau assumir a presidência nacional do partido hoje, ele é o tesoureiro nacional da agremiação. O assunto ainda não tem base oficial, mas as informações a respeito alegram a turma de Petrópolis. Marcus Vinícius participou esta semana de reunião da Executiva Municipal do partido, comandado no município pelo vereador Wesley Barretto.Entre os dirigentes do PRD, está o jovem Arthur Brasil, filho de Neskau, neto de Roberto Jefferson e bisneto do saudoso ex-vereador e professor Roberto Francisco, que participou da formação de pelo menos três gerações de petropolitanos, foi vereador, diretor do Liceu Municipal e de vários dos maiores colégios públicos e particulares.

Edição: sábado, 08 de fevereiro de 2025

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral