COLUNISTA
O pessoal que cuida das relações da Prefeitura com órgãos estaduais, precisa começar a pedir. O governo estadual está amparando municípios que declararam estado de calamidade financeira. Temos de enfrentar a herança de muitos anos em que o governo estadual andou longe de Petrópolis e aprender a pedir. Hoje as relações entre estado e município são as melhores possíveis, por isso precisamos procurar onde estão verbas disponíveis e pedir que também venham para nós. São pequenos e até grandes projetos que recebem ajuda estadual, como está acontecendo agora na área de saúde com Teresópolis, Piraí, Valença, Belford Roxo e Paraíba do Sul. Precisamos nos integrar definitivamente ao estado, do qual estivemos afastados. Somente nesta semana, o governo estadual distribuiu mais de R$ 100 milhões de recursos financeiros para a área de Saúde desses municípios. Não dá nem para esconder um pouco de inveja. E não é uma questão apenas de falar com o governador. Não. Precisamos é nos acostumar que nosso acesso ao estado não está mais barrado e que precisamos conversar em todos os setores, para buscar o que eles podem oferecer.
A Secretaria Estadual de Saúde anunciou repasses mensais de R$ 400 mil para manutenção de cada uma das UPAS, do Centro e Cascatinha. Ficou fora a de Itaipava. Será que uma boa conversa, mostrando a importância da unidade e sua localização estratégica, não ajudaria a colocá-la no mesmo patamar que as outras?
O presidente regional do PL, deputado Altineu Côrtes, visitou Petrópolis, na sexta-feira, e foi recebido pelo prefeito Hingo Hammes, pelo vice-prefeito Albano Baninho Filho e pelos secretários municipais Fred Procópio e Alexandre Gurgel. O dirigente do partido deve ter aproveitado a visita à cidade para festejar a vitória conseguida na Justiça Eleitoral pelo Diretório Municipal do partido, que estava ameaçado de ter os votos de todos os seus candidatos a vereador nas últimas eleições anulados, o que levaria à perda do mandato do vereador Octávio Sampaio. A ação contra o partido, baseada em denúncias de distribuição irregular de recursos entre os candidatos, foi rejeitada. Vitória importante obtida pelo advogado petropolitano Jordani Fernandes.
Um grupo de amigos se reuniu sexta-feira, com um dia de antecedência, para comemorar o aniversário do ex-vereador Renato Freixiela, que está completando 70 anos de idade. O encontro ocorreu na casa do ex-vereador e ex-secretário de Saúde Silmar Fortes, em Corrêas. Participaram, entre outros, Paulo Antonio Carneiro Dias, do Diário de Petrópolis, os ex-secretários Fernando Fortes e Antônio Neves, o advogado Jordani Fernandes, e o suplente de vereador pelo PT, Tiagão, além de outros amigos. A comida ficou a cargo do chef Fernando Fortes, irmão do anfitrião.
O ex-vereador e ex-secretário Ronaldo Medeiros deixou o cargo de superintendente das Agências Regionais do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Ainda não há informações sobre sua substituição no poderoso cargo.
A professora Leonara Rocha de Faria, que obteve excelente votação para a Câmara Municipal, concorrendo pelo PRD, está de volta às atividades na área da Educação. É a nova gerente de Atendimento ao Educando dos Distritos, posição estratégica no setor.
Por unanimidade, os integrantes do Conselho Municipal de Saúde aprovaram resolução que autoriza convênio entre o Sehac/Hospital Alcides Carneiro e outras unidades importantes da Secretaria de Saúde e a Escola Técnica Irmã Dulce, mantida pela Fundação Octávio Gualberto, a mesma que mantém a Faculdade de Medicina de Petrópolis. Os alunos do curso técnico de enfermagem da escola poderão cumprir estágios curriculares de seus cursos nas instituições do município. A decisão já foi homologada pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Cruzick.
Membros do PRD de Petrópolis não conseguem esconder o entusiasmo com a possibilidade de o ex-deputado petropolitano Marcus Vinícius Neskau assumir a presidência nacional do partido hoje, ele é o tesoureiro nacional da agremiação. O assunto ainda não tem base oficial, mas as informações a respeito alegram a turma de Petrópolis. Marcus Vinícius participou esta semana de reunião da Executiva Municipal do partido, comandado no município pelo vereador Wesley Barretto.Entre os dirigentes do PRD, está o jovem Arthur Brasil, filho de Neskau, neto de Roberto Jefferson e bisneto do saudoso ex-vereador e professor Roberto Francisco, que participou da formação de pelo menos três gerações de petropolitanos, foi vereador, diretor do Liceu Municipal e de vários dos maiores colégios públicos e particulares.
Veja também: